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Navegando por Autor "COSTA, Bruna Boaventura"

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    Comunicação terapêutica com pré-escolares
    (Unicep, 2022-12-21) SIQUEIRA, Ariane Cristina de Macedo; COSTA, Bruna Boaventura; ZACARIN, Clara Lazarini; PRADO, Nayara Cristina Pereira Henrique
    Desde os primórdios, existe a necessidade inconsciente de comunicação entre os seres vivos, desde os mais simples animais até os mais complexos existentes na natureza. Tratando-se de uma necessidade essencial para a vida social, inicialmente a comunicação se dava por meio de sons e expressão corporal, com a finalidade de compartilhar o máximo de informações possíveis entre os seres. Com o tempo, a comunicação passou a ser também visual, por meio de registros, desenhos, os acontecimentos e informações importantes eram transmitidos. Atualmente, contamos também com as linguagens falada e escrita. A comunicação terapêutica é a habilidade do profissional usar seus conhecimentos de comunicação já habituais ou até mesmo específicos para ajudar clientes em seus momentos de incertezas, inseguranças, dores e angústias. A comunicação terapêutica ajuda o cliente a superar bloqueios e medos passando a ser mais protagonista no seu tratamento e recuperação. Dada a sua importância, o objetivo dessa pesquisa foi a elaboração de um protocolo de comunicação terapêutica na pediatria, que venha facilitar o tratamento e a recuperação da criança evitando traumas futuros. O presente estudo foi embasado em uma revisão da literatura, para a realização de um protocolo de comunicação terapêutica na pediatria. Foi desenvolvido em uma etapa: Elaboração do protocolo, através da busca ativa na literatura. Espera-se que a partir da criação desse Protocolo de Comunicação Terapêutica Pediátrica, as crianças estejam mais seguras com a equipe de enfermagem, os cuidados prestados e mais colaborativas com seus tratamentos e simultaneamente com a equipe de enfermagem. Com a leitura e avaliação dos artigos selecionados, foi possível a criação de um protocolo de comunicação terapêutica com crianças hospitalizadas na pediatria, com o intuito de facilitar o vínculo, cuidado e tratamento da criança o que pode interferir diretamente no processo de aceitação e recuperação dela, tornando-a protagonista em todo o processo

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