TCCs - Enfermagem

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    Humanização na administração da vacina para alívio da dor a partir do uso de brinquedos terapêuticos
    (Unicep, 2022-12-21) Oliveira, Jessica Gabriela Nunes; Didoné, Letícia Souza
    Vacinas foram introduzidas a partir do início do século passado, com objetivo de contribuir inequivocamente para redução de incidência de doenças infecciosas. A vacina pode ser administrada a partir de conta-gotas ou injeção, geralmente crianças têm receio em relação a sua aplicação por se tratar de um procedimento invasivo e doloroso, por isso a importância da humanização ao fazer esse procedimento. Dentre as estratégias de humanização, há o Brinquedo Terapêutico (BT), que é caracterizado como uma forma de interagir e tirar a tensão dos medos e anseios de uma criança em relação aos serviços de saúde. Ao refletir sobre a importância da humanização da vacina e observar que há poucos estudos de revisão sobre o tema, no qual tem grande relevância devido a importância da humanização. Foi possível observar esse fato durante a pandemia em curso. Diante o exposto o estudo teve o objetivo de levantar a importância de uma vacinação humanizada em crianças, a partir do uso de brinquedos terapêuticos. Para o desenvolvimento da revisão foram utilizadas as seis etapas da revisão integrativa e a estratégia de PICO como ferramenta para prática em evidências. Como critério de inclusão considerou-se publicações nos idiomas de português e inglês, publicados online nas plataformas de pesquisas, durante os anos de 2012 a 2022, de acesso gratuito e com digital object identifier (DOI) e foram exclusos teses, dissertações e resumos de congressos além de estudos que não respondia o objetivo. Para a busca de literatura foram utilizados os seguintes descritores: humanização, vacina e brinquedo terapêutico. Os resultados identificaram 21 artigos, sendo que 14 foram excluídos por não responderem o objetivo ou não estavam aptos ao critério de inclusão e exclusão e 4 por apresentarem duplicidade, resultando então 3 artigos inclusos. Os artigos apontaram eficácia no uso do brinquedo terapêutico na vacinação e acredita-se ser uma ótima didática aplicada à criança. Pode-se concluir então que o brinquedo tem importância e relevância durante a assistência do cuidado e é de bom uso para estratégia de atenção e humanização.
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    VIVÊNCIA DA FAMÍLIA FRENTE AO DIAGNOSTICO DE AUTISMO DA CRIANÇA
    (Unicep, 2022-12-21) Araújo, Gabrielle; Gomes, Gabrielly; Sousa, Jéssica; Santos, Paula Renata Miranda dos
    O diagnóstico do transtorno do espectro autista pode trazer impactos para a família, como reaprender a criar, e educar a criança, assim como entender seus sentimentos, além de várias consultas com uma equipe multidisciplinar em que a criança com diagnóstico pode precisar. Pensando nisso, o objetivo deste estudo é descrever a vivência da família no processo de descoberta do diagnóstico e início do tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para tal, foi utilizado como metodologia a pesquisa qualitativa descritiva, trazendo a vivência da família no processo de descoberta do diagnóstico da criança com Transtorno do Espectro Autista como a situação a ser estudada. Em nossos resultados, os membros das famílias, todas mulheres, contam sobre os impactos do diagnóstico do autismo no cotidiano familiar e como foi o processo de conhecimento sobre o comportamento autista, bem como seus medos do futuro da criança. Foi concluído que, é de suma importância o olhar dos profissionais da área da saúde, em especial o enfermeiro, no acompanhamento das famílias que buscam o diagnóstico e lidar com o comportamento da criança com TEA.
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    SÍNDROME DE BURNOUT DIANTE DA COVID-19
    (Unicep, 2022-12-21) SILVA , ARIANE DE OLIVEIRA E; PEREIRA , ELIZANDRA RACHEL ALVES; MAGALHÃES, SARA SANTANA; Deguirmendjian, Ms. Samira Candalaft
    Com a pandemia mundial do COVID-19 a vulnerabilidade para a Síndrome de Burnout aumentou. Os enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi uma das classes atingidas, dado que as atividades desenvolvidas ocorrem sob pressão e frequentemente esses profissionais presenciam mortes. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi identificar a vulnerabilidade para a síndrome de burnout nos enfermeiros do serviço de atendimento móvel de urgência durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, descritivo e exploratório realizado de forma on-line, por meio da plataforma do Google forms. Participaram da pesquisa enfermeiros que trabalharam ou estavam trabalhando em serviços de atendimentos móveis de urgência (SAMU) durante a pandemia do Covid-19. Os dados foram coletados por meio do questionário sociodemográfico e do questionário baseado no MBI - Maslach Burnout Inventory e submetidos a análise estatística descritiva, sendo aplicado o teste de Qui quadrado. Os resultados indicaram que durante a pandemia houve um aumento dos sinais e sintomas da Síndrome de Burnout nos profissionais, deixando-os mais suscetíveis. Para mais, 78,9% dos profissionais relataram que em algum momento já apresentaram depressão ou ansiedade.
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    Sentimento e cuidado familiar à criança com fibrose cística
    (Unicep, 2022-12-21) SANTOS, KEITE; CRUZ, LETÍCIA ZANQUIM DA; Prado, Nayara C. P. H.
    A fibrose cística é uma doença genética grave a qual não tem cura e que apresenta sintomas graves como, dificuldade respiratória, distúrbio gastrointestinal e exiguidade renal, trazendo grande impacto na vida das pessoas que são acometidas pela doença e na de suas famílias. O objetivo deste estudo é avaliar o sentimento e cuidado familiar com crianças que são portadoras da doença. Trata-se de uma revisão integrativa, com abordagem qualitativa, que busca entender os sentimentos e cuidados dos familiares com as crianças que têm fibrose cística. Estudo realizado no período de Abril a Novembro de 2022, nas seguintes bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Fazem parte desse estudo 12 artigos que trazem temáticas como sentimento, cuidado e fibrose cística. Conclui-se que foram analisados diversos sentimentos, ansiedade, estresse, tristeza, insuficiência e o sentimento que mais consome o cuidador é o medo, a incerteza do caso clínico geral aflições, ocasionando doenças psicológicas como depressão e ansiedade.
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    Promovendo estratégias para promoção da saúde de familiares e cuidadores de pessoas idosas com a doença de Alzheimer
    (Unicep, 2022-12-21) Vizentin, Elizangela Beltran; Grammatico, Gabrieli Aparecida; Goes, Kawana Coletti; Fermiano, Andrea
    A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa irreversível que prejudica as cognições e a memória, dificultando as habilidades em diferentes estágios, sejam eles de maior ou menor fase. Com isso, os pacientes acabam tendo dificuldade para realizarem as suas atividades e tarefas diárias, o portador da demência requer muitos cuidados e mudanças, por tanto ter um familiar/cuidador responsável e capacitado para ajudá-los a executar suas atividades se torna imprescindível. Conforme o tempo com a piora dos sintomas, frequentemente os familiares vêem-se limitados, e os sentimentos de desespero, raiva e frustração alternam-se com os de culpa por não estar fazendo o bastante por um parente amado, interferindo diretamente na qualidade de vida desse cuidador. Diante disso, temos como objetivo identificar e conhecer as principais abordagens que auxiliam os familiares/cuidadores de portadores da Doença de Alzheimer a terem uma melhor qualidade e vida. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Conclusão: Os estudos relacionados ao tema ainda são escassos, mas estratégias como grupo de apoio com espaços para troca de conhecimentos, angústia e experiências dos cuidadores/ familiares e uma suporte profissional rápido e eficaz tem melhorado a qualidade de vida de quem cuida e de quem é cuidado
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    O PAPEL DO ENFERMEIRO EM RELAÇÃO À GESTANTES COM SÍFILIS CONGÊNITA
    (Unicep, 2022-12-21) SANTOS, MAYARA HELENA DOS ANJOS; Olivatto, Ms. Gabriela Marsola
    A gestação é uma fase importante na vida da mulher e o acompanhamento do pré-natal é tão importante quanto. Por meio do pré-natal que medidas preventivas, com a gestante e com o feto, podem ter alcance maior e o tratamento de possíveis intercorrências durante esse período de gestação. Uma das intercorrências, são as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e será sobre a sífilis congênita o desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso. Tendo como objetivo investigar a importância do papel do enfermeiro frente ao atendimento às gestantes diagnosticadas com sífilis por meio de uma revisão integrativa da literatura de caráter qualitativo descritivo. Foram selecionados 13 artigos nas bases de dados SCIELO e LILACS que trouxeram a importância da consulta de enfermagem durante o pré-natal para informações referentes à sífilis congênita, seu tratamento e métodos de intervenção, sendo o enfermeiro um protagonista durante o pré-natal para promoção e prevenção em saúde. Além disso as maiores dificuldades identificadas estavam relacionadas à transmissão de conhecimento para a população acerca da sífilis congênita e também abranger os parceiros sexuais das gestantes. Desta forma considera- se extremamente importante a continuidade no desenvolvimento de pesquisas na busca de políticas públicas mais eficientes para a disseminação de conhecimento.
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    Impacto de uma simulação clínica sobre sepse no conhecimento, satisfação e autoeficácia de estudantes de graduação em enfermagem
    (Unicep, 2022-12-21) Araújo, Abner Rafael Dias de; Carvalho, Mariana Faustino; Lino, Rafael Luis Bressani
    A Sepse é definida como uma disfunção orgânica tratável, causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção e atualmente representa a principal causa de óbitos nas unidades de terapia intensiva adulta, não cardiológica. Neste contexto, o Instituto Latino-Americano de Sepse juntamente com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, instituíram fluxogramas de terapêutica precoce para pacientes sépticos, visando reduzir a mortalidade. Diante ao exposto, é fundamental que os alunos de enfermagem e futuros profissionais, saibam reconhecer e auxiliar o paciente com sepse logo na primeira hora e para isto, a simulação clínica nos cursos de enfermagem surge como uma estratégia promissora no processo de ensino aprendizagem. Objetivo: Verificar o conhecimento, satisfação e autoeficácia dos graduandos de Enfermagem, acerca do protocolo de sepse, antes e depois de uma Simulação Clínica. Métodos: Tratou-se de um estudo intervencional, quase-experimental, realizado com 9 alunos de graduação em enfermagem de uma instituição privada. O delineamento experimental seguiu com uma capacitação teórica e simulação clínica sobre sepse. Pré e pós-intervenções, um questionário de conhecimento sobre sepse e a escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem, foram aplicados. Resultados: Os alunos na primeira avaliação de conhecimento sobre sepse apresentaram a média de 4.11 acertos, porém após a aula expositiva os alunos apresentaram um aumento estatístico na média de acertos, com 8,0 pontos e este resultado foi mantido após a simulação clínica. Já a satisfação e autoconfiança aumentaram após a simulação, porém apenas estatístico para autoconfiança. Conclusões: Após as intervenções adotadas nesta pesquisa, houve um aumento na satisfação e autoeficácia dos graduandos de Enfermagem, assim como em seus conhecimentos sobre sepse, o que reforça a importância de novas estratégias educacionais para as graduações
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    Fatores relacionados a complicações no sistema de pressão arterial invasiva em pacientes adultos
    (Unicep, 2022-12-21) De Souza , Willian Marques; Cypriano, Victor Hugo Baldan; Garbuio, Danielle Cristina
    A monitorização arterial invasiva refere-se a canulação de uma via arterial com a finalidade de monitorar continuamente e de forma eficaz a pressão arterial. Trata-se de um procedimento essencial para a monitorização clínica de paciente graves, necessitando de cuidados para sua inserção e manejo a fim de evitar complicações. O estudo teve como objetivo identificar os principais fatores relacionados com as complicações no sistema de pressão arterial invasiva. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, longitudinal desenvolvido em unidades de terapia intensiva de um hospital filantrópico terciário de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A população do estudo foi composta de pacientes adultos, internados em terapia intensiva com uso de dispositivo para mensuração da pressão arterial invasiva; os participantes foram acompanhados durante a permanência do cateter e foram coletados dados sociodemográficos, clínicos e relacionados ao dispositivo. Foram incluídos na pesquisa 50 participantes com média de idade 58,1 anos (dp: 16,337), a maioria homens (56%), raça branca (60%), solteiro (48%). A maior parte dos dispositivos foi instalado na artéria radial (86%), todos utilizando o cateter agulhado, a maioria número 20 (50%); cada paciente ficou em média 4,36 dias (dp: 3,504) com o dispositivo e dentre os motivos para retirada da PAI 48,08% foram por não indicação de uso, 36,54% por obstrução, 11,54% por óbito e 3,85% outros tipos de retiradas. A flebite foi a complicação mais prevalente. A pressão da bolsa teve associação com a retirada do cateter antes do momento da indicação (p=0,008); o tempo de uso (p=0,002) e o uso de sedação (p=0,022) demostrou relação com o surgimento de flebite. Conclui-se que as principais complicações do cateter para monitorização de pressão arterial invasiva foram a obstrução e a flebite, sendo a pressão da bolsa, o tempo de permanência e o uso de sedação os fatores relacionados a estas complicações.
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    EFICÁCIA DA TERAPIA FOTODINÂMICA PARA O TRATAMENTO DE INFECÇÕES
    (Unicep, 2022-12-21) SANTIAGO , ISABELLA DOTTA DAMHA; FERRO, SARAH SEVERINO
    Com o passar dos anos, os microrganismos causadores de infecções em seres humanos tem se tornado resistentes a medicamentos incluindo a antibioticoterapia (ATB) devido a sua evolução, sendo considerado um problema crítico de saúde pública, fazendo-se necessário assim estabelecer abordagens alternativas e eficientes para combater esses microrganismos resistentes de forma inovadora e não invasiva, tornando-se inquestionável a superação deste problema que afeta a área da saúde há séculos. Dentre as alternativas emergentes, a terapia fotodinâmica (TFD) vem sendo estudada e abordada em pesquisas para a verificação e confirmação de sua autenticidade. Objetivo: avaliar o efeito terapêutico da TFD para tratamento de infecções por meio de uma revisão integrativa. Metodologia: revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados: SciELO, LILACS e BVS. Resultados: foram incluídos sete artigos na revisão, relacionados com os descritores pesquisados, dispondo assim, sobre o conhecimento do assunto que aborda o tratamento eficiente com TFD e que além disso apresenta-se como promissor no controle de doenças infecciosas, sendo comprovada por vários autores a sua aplicabilidade com sucesso. Conclusão: Em grande parte dos estudos encontrados durante a pesquisa, a TFD apontou ser um tratamento benéfico para diversos tipos de infecções, sendo elas virais, bacterianas ou cancerígenas.
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    EFEITO DAS TELAS NA QUALIDADE DO SONO DURANTE A PANDEMIA
    (Unicep, 2022-12-21) GODINHO, Larissa; GOBBI, Felipe Gaona; PRADO, Nayara Cristina Pereira Henrique
    O objetivo do estudo foi analisar o efeito do uso de telas na qualidade do sono durante o COVID-19 na população geral. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura através da estratégia PICO. Foram utilizadas as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE); Literatura Latino- Americana y Del Caribe de La Salud (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Base de Dados da Enfermagem (BDENF). Os artigos foram analisados e agrupados, originando duas categorias: A influência no sono relacionada ao tempo de tela e A influência no sono relacionada a outros fatores influenciaram no sono. A mudança de rotina causada pela COVID-19 levou a um maior uso de telas entre crianças e adolescentes, o que impactou na qualidade do sono de um modo geral. Também houve um aumento dos níveis de ansiedade, depressão e diminuição da atividade física, principalmente naqueles que fazem mais uso das telas. Ademais, a saúde de todos pode ser impactada negativamente se o aumento do acesso à internet, adesão e dependência dos equipamentos digitais não diminuírem ao fim da pandemia e com isso percebe-se a importância do enfermeiro e sua avaliação do paciente para entender a importância dele para cada um.
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    O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM A SÍFILIS CONGÊNITA
    (Unicep, 2022-12-21) REIS , COSME VIANA DOS; TAROSSI, LUCCAS EDUARDO SIMÕES; MARCONDES, Ms. Tania Maria
    A Sífilis é uma doença infecciosa e crônica de transmissão via sexual (sífilis adquirida) e vertical (sífilis congênita), apesar de existir sua cura há mais de 50 anos, com fácil acesso no seu tratamento e diagnóstico, continua elevado o número de ocorrências tornando-se um grave problema de saúde pública. A prevenção e o controle da sífilis congênita e sífilis na gestação ainda são um desafio para o Ministério da Saúde, visto que o maior meio de transmissão está nos parceiros que não levam o tratamento a sério. O objetivo deste trabalho é demonstrar através de uma revisão integrativa, qual o significado da sífilis congênita para os homens. Trata-se de uma revisão integrativa estruturada em seis etapas, seguindo o rigor metodológico proposto. Foram elencados sete estudos a fim de compor o presente trabalho. Sabe-se que a incidência da Sífilis está acima do limite aceito para o alcance de sua eliminação, diante da população que obtém rapidamente informações sobre infecções e formas de prevenção. Os resultados apontaram que há uma grande falha na qualidade da assistência ao pré- natal, principalmente no tratamento dos parceiros. Um recorte de gênero foi identificado como deficitário referente ao conhecimento, cuidado e tratamento dos homens na temática da Sífilis Congênita. Se faz necessário criar ações que venham sanar os problemas detectados, ampliar os conhecimentos relacionados à Sífilis, e ainda capacitar profissionais da área da saúde
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    Comunicação terapêutica com pré-escolares
    (Unicep, 2022-12-21) SIQUEIRA, Ariane Cristina de Macedo; COSTA, Bruna Boaventura; ZACARIN, Clara Lazarini; PRADO, Nayara Cristina Pereira Henrique
    Desde os primórdios, existe a necessidade inconsciente de comunicação entre os seres vivos, desde os mais simples animais até os mais complexos existentes na natureza. Tratando-se de uma necessidade essencial para a vida social, inicialmente a comunicação se dava por meio de sons e expressão corporal, com a finalidade de compartilhar o máximo de informações possíveis entre os seres. Com o tempo, a comunicação passou a ser também visual, por meio de registros, desenhos, os acontecimentos e informações importantes eram transmitidos. Atualmente, contamos também com as linguagens falada e escrita. A comunicação terapêutica é a habilidade do profissional usar seus conhecimentos de comunicação já habituais ou até mesmo específicos para ajudar clientes em seus momentos de incertezas, inseguranças, dores e angústias. A comunicação terapêutica ajuda o cliente a superar bloqueios e medos passando a ser mais protagonista no seu tratamento e recuperação. Dada a sua importância, o objetivo dessa pesquisa foi a elaboração de um protocolo de comunicação terapêutica na pediatria, que venha facilitar o tratamento e a recuperação da criança evitando traumas futuros. O presente estudo foi embasado em uma revisão da literatura, para a realização de um protocolo de comunicação terapêutica na pediatria. Foi desenvolvido em uma etapa: Elaboração do protocolo, através da busca ativa na literatura. Espera-se que a partir da criação desse Protocolo de Comunicação Terapêutica Pediátrica, as crianças estejam mais seguras com a equipe de enfermagem, os cuidados prestados e mais colaborativas com seus tratamentos e simultaneamente com a equipe de enfermagem. Com a leitura e avaliação dos artigos selecionados, foi possível a criação de um protocolo de comunicação terapêutica com crianças hospitalizadas na pediatria, com o intuito de facilitar o vínculo, cuidado e tratamento da criança o que pode interferir diretamente no processo de aceitação e recuperação dela, tornando-a protagonista em todo o processo
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    ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE COM PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO BÁSICA
    (Unicep, 2022-12-21) MARIA, Suelen Rossi; FERMIANO, Andrea dos Reis
    Diabetes mellitus (DM) descreve um grupo de doenças metabólicas de múltipla etiologia, caracterizado por hiperglicemia crônica,os efeitos da hiperglicemia crônica da DM incluem lesão, disfunção e falência de vários órgãos. Metodologia: Foi realizado uma revisão de literatura, pesquisando a atuação da enfermagem na assistência aos pacientes diabéticos. Objetivo: Identificar a assistência da enfermagem no cuidado ao paciente com pé diabético na atenção básica. Conclusão: Concluindo que a enfermagem tem um papel importante na prevenção e na qualidade de vidas dos pacientes diabéticos.
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    A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA REDE CEGONHA NA ATENÇÃO BÁSICA
    (Unicep, 2022-12-21) ANDRADE, Bianca Lemes de; MOREIRA, Ymna Pavla Lopes; LANTE, Renata Giamlourenço
    A Atenção Básica (AB) oferece algumas redes de atendimento, sendo entre elas a Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), com foco na descoberta, recuperação e controle de doenças e complicações que podem surgir durante a gestação e parto, podendo então reduzir a mortalidade materna e perinatal. O enfermeiro tem notória função em todas as etapas, da gestação e parto e puerpério, oferecendo um atendimento holístico e humanizado, podendo criar um vínculo com a gestante, para que o acolhimento seja eficaz, tanto para a mulher, como para a criança. Objetivo: Analisar a atuação do enfermeiro na aplicação da Rede Cegonha na Atenção Básica. Metodologia: Estudo qualitativo com caráter descritivo, sendo realizada uma entrevista semiestruturada através de um formulário online, para profissionais de enfermagem atuantes no atendimento à gestante, puérpera e criança na Atenção Básica, do município de São Carlos. Resultados e Discussões: Obteve-se respostas com congruências e incongruências devido às experiências distintas de cada participante e suas áreas de atuação na Rede Cegonha, tendo influência a falta de recursos para a utilização da Rede com eficácia, e a nova atualização da Rede Cegonha para a Rede de Atenção Materno Infantil. Considerações Finais: Conclui-se que a Rede Cegonha é um método capaz de funcionar efetivamente, dando assistência às gestantes, puérperas e a criança até os seus dois anos de idade.
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    Avaliação da qualidade de vida de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico
    (Unicep, 2020-12-21) CARLOS, Eliana Aparecida; BORGATO, Jose Adriano; GARBUIO, Danielle Cristina
    A palavra câncer faz-se referência a um conjunto de mais de cem tipos de doenças que podem acometer praticamente todo o sistema corporal e se referem a formação de um tecido constituído por células autônomas com habilidades e capacidades diferentes. Considerado atualmente como um problema de saúde pública, sendo a segunda causa de morte no Brasil, as três maiores opções de tratamento são a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia, e podem ser utilizadas sozinhas ou em combinação. A quimioterapia utiliza medicamentos extremamente potentes que podem ser administrados via oral, subcutânea, intravenosa ou intramuscular. O diagnóstico e o tratamento do câncer interferem no modo de vida, e assim, a avaliação da Qualidade de Vida (QV) em pacientes que estão em tratamento quimioterápico é fundamental para avaliar os impactos do tratamento e planejar a assistência. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de vida em pacientes oncológicos que estão em tratamento quimioterápico. Trata de um estudo quantitativo, descritivo que foi realizado no setor de quimioterapia de um hospital filantrópico de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram incluídos 51 pacientes em tratamento quimioterápico, maiores de 18 anos, capazes de responder ao instrumento de coleta de dados sociodemográfico e de qualidade de vida. Os resultados descrevem que os participantes eram em sua maioria mulheres, com média de idade 50,10 anos, casados, em tratamento quimioterápico adjuvante. A maioria dos pacientes começaram o tratamento após 2 meses da descoberta dos diagnósticos, 70,5% foram submetidos a retirada cirúrgica do tumor. Observa-se que os escores da escala global de saúde tiveram relação com a faixa etária e metástase; a diarreia e as dificuldades financeiras tiveram relação com o gênero, a dor com procedimento cirúrgico e a insônia estava relacionada ao tempo de tratamento. Conclui-se que a população estudada apresenta escore geral de saúde moderado, os principais níveis funcionais afetados pelo tratamento foram o social e emocional e os sintomas de náusea e vomito, diarreia e dispneia foram mais prevalentes.
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    EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO
    (Unicep, 2020-12-21) ZAFALON, Camila Nogueira; CARDOSO, Regina Ferreira; SANTOS, Sueli dos; DEGUIRMENDJIAN, Samira Candalaft
    O enfermeiro tem papel de extrema importância na atuação em educação em saúde, educação continuada e permanente, sendo estas geradoras de ações de promoção à saúde e atenção ao paciente. Além disso, educação permanente e continuada são as bases para o enfrentamento de carências e necessidades encontradas nos recursos humanos nas instituições de saúde. Objetivo: Descrever a importância da atuação do enfermeiro na educação em saúde, tanto na educação continuada como na permanente. Método: realizou-se revisão integrativa de levantamento bibliográfico nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e SCIELO. Foram utilizados os quatro descritores juntos. Resultados e Discussão: quinze artigos foram selecionados e incluídos no estudo após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Emergiram duas categorias do estudo: conceito de “capacitação”, “educação continuada”, “educação permanente em saúde” e o “papel do enfermeiro”. Conclusão: O enfermeiro tem conhecimento da necessidade de educação em saúde, mas essa prática, assim como educação permanente e educação continuada, não está consolidada dentro das instituições, devendo o enfermeiro apoderar-se ainda mais dessa atribuição.