TCCs - Psicologia

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    O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR
    (Unicep, 2019-06-21) BRANCO, LEILA CRISTINA MONTEIRO; MANGILI, Rosana Alves
    O propósito deste trabalho é propor uma reflexão teórica com ênfase nas práticas pedagógicas, voltadas para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula regular, inserido na temática Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Assim sendo, refletimos sobre uma investigação de cunho quantitativo, caracterizada como estudo de caso, realizada no Colégio São Carlos - Sacramentinas, localizado no município de São Carlos/SP. O objetivo geral, é identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelo professor frente ao processo de inclusão do aluno autista no contexto da sala de aula da escola regular. Foram definidos como objetivos específicos: identificar práticas pedagógicas utilizadas pelo professor no cotidiano da sala de aula do ensino regular, frente ao processo de inclusão do aluno autista e investigar sobre a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola regular visando a efetivação da inclusão escolar do aluno com autismo. Sob esse viés, a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no contexto escolar, requer planejamento de práticas voltadas para esse público, na sala regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) que compreenda e atenda suas reais necessidades, estimulando sua autonomia na vida familiar, escolar e social. Com isso, é necessário investir na formação continuada dos professores para que os mesmos possam conhecer mais profundamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atuar satisfatoriamente garantindo o aprendizado. Trata-se de um estudo quantitativo, no qual será aplicado um questionário semiestruturado com 30 questões.
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    O IMPACTO DO LÚDICO NA FACILITAÇÃO DA HOSPITALIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE ATÉ 12 ANOS
    (Unicep, 2019-12-21) OLIVEIRA, Débora Cristina Gomes de; COSTA, Diene Aparecida De Oliveira; MALTONI, Juliana
    A hospitalização para as crianças pode ser considerada como uma experiência desagradável, despertando sentimentos de medo e ansiedade, além da submissão a vários procedimentos invasivos e dolorosos, que podem ser gatilhos estressores para as crianças. A literatura aponta que as atividades lúdicas podem contribuir para a facilitação deste processo, amenizando os aspectos negativos relacionados à hospitalização e facilitando a expressão de sentimentos, que por muitas vezes as crianças sentem dificuldades em expressar, por receio ou por não conseguirem nomeá-los. Diante disto, este estudo tem como objetivo investigar os impactos das atividades lúdicas no processo de hospitalização de crianças de 0 a 12 anos. Para isto, foi realizada uma revisão de literatura do tipo narrativa, identificando nas bases de dados Lilacs, Scielo e PePSIC o total de 326 artigos, sendo utilizado somente 19 deles após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os principais resultados obtidos do levantamento da literatura confirmam que a utilização das atividades lúdicas no âmbito hospitalar, sobretudo na ala pediátrica, são instrumentos que facilitam o processo de hospitalização, auxiliam a criança a lidar com seus sentimentos, receber melhor os procedimentos médicos referentes aos tratamentos e é uma forma de promover a humanização no cuidado infantil.
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    O USO DA ATIVIDADE AQUÁTICA COM INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO
    (Unicep, 2018-12-21) JESUS, Priscila Fernanda de; PRATTA, Elisângela Maria Machado
    Este estudo procurou identificar a influência da atividade de natação no desenvolvimento de um adolescente com transtorno do espectro autista e avaliar os benefícios que esta proporciona no relacionamento interpessoal e redução de ecolalia. A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa apresentando um delineamento descritivo- exploratório. Participaram deste um adolescente autista, 16 anos, aluno de uma instituição que atende indivíduos com necessidades educativas especiais, sua mãe, tia materna e professora de natação. Para a coleta de dados utilizou-se roteiros de entrevista semi estruturados aplicados com a mãe, tia materna e professora e um roteiro de observação do participante em atividade aquática. Os dados obtidos através das observações foram categorizados levantando-se as características observadas do participante em termos de aspectos comportamentais, bem como a evolução destas ao longo das intervenções. Estes eixos foram trabalhados por meio de estatística descritiva básica. As entrevistas foram trabalhadas por meio de Análise de Conteúdo Temática. Os dados obtidos revelaram o desenvolvimento de áreas pouco estimuladas ao longo das intervenções, bem como a diminuição da ecolalia. Estes aspectos foram observados também pela mãe, tia materna e professora do participante. Portanto, nota-se, que a intervenção aquática apresenta resultados positivos, tanto nas habilidades aquáticas quanto em termos de melhoras comportamentais
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    O USO DE DINÂMICAS DE GRUPO COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO CONTEXTO INSTITUCIONAL DO CAPS-AD
    (Unicep, 2018-12-21) FERRAGINI, Lucas Volante; PRATTA, Elisângela Maria Machado
    Desde os primórdios das civilizações o homem faz uso de substâncias, estando associada a contextos, na maioria das vezes, grupal, ritualístico ou comemorativo. No entanto, com o passar do tempo, este uso se tornou cada vez mais individualizado, tornando-se um problema tanto social quanto de Saúde Pública. No que tange a questão da saúde tornou-se necessário a criação de serviços direcionados a indivíduos com transtornos relacionados a substâncias. Neste âmbito insere- se o CAPS-AD. Esta pesquisa teve como objetivo trabalhar o uso de dinâmicas de grupo como ferramenta de intervenção e possibilidade de pesquisa dos fatores relacionados ao uso de substâncias. Uma amostra foi composta por 35 usuários de uma instituição de saúde. Os dados foram tratados por meio de Análise de Conteúdo. Como resultado verificou-se que o rompimento da capacidade de “amar e trabalhar”, notada por Freud, se confirma pelo viés observado e colhido no presente estudo, sendo possível verificar as implicações desta quebra na vivencia cotidiana dos participantes. Conclui-se que o trabalho com dinâmica de grupo nos serviços CAPS-AD apresenta contribuições que diz respeito a possibilidade de investigação ao se trabalhar com a problemática em questão, bem como colher dados que possibilitam contínuas análises das necessidades a serem abordadas
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    QUEM VAI CUIDAR DO CUIDADOR? CONTRIBUIÇÕES DO APOIO PSICÓLOGICO AO CUIDADOR DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
    (Unicep, 2018-12-21) FERNANDES, Franciele Letícia; MANGILI, Rosana Maria Alves
    A Paralisia Cerebral é caracterizada como uma patologia não progressiva, decorrente de lesão no cérebro, em fase de desenvolvimento, resultando principalmente no comprometimento motor da criança. A limitação funcional e dependência da criança parecem ocasionar em uma sobrecarga física e psicológica para o seu cuidador. Assim, este estudo teve como objetivo analisar o impacto do nascimento da criança com PC na vida do cuidador e quais são as possíveis atuações do psicólogo para melhora da sua qualidade de vida. A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica e revisão narrativa, através da seleção de estudos nacionais, datados entre 2000 a 2018. Para tanto, realizou- se a busca em livros, artigos e periódicos nas bases de dados virtuais BVS, SCIELO, PEPSIC e Google Acadêmico. Os resultados indicaram que em razão da assistência integral a criança, alguns cuidadores renunciam sua própria vida, resultando em um desgaste físico, emocional e prejuízos a sua saúde, por sua vez, os resultados da coleta de dados nos constatou-se os benefícios do atendimento psicológico, uma vez que produziram mudanças significativas em seu estado emocional, melhorando por sua vez, a sua qualidade de vida
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    DESENVOLVIMENTO INFANTIL MEDIADO PELA CULTURA FAMILIAR E O PAPEL DO PSICOLÓGO
    (Unicep, 2018-12-21) FERNANDES, Dayane; MANGILI, Rosana Maria Alves
    Este artigo buscou analisar o papel e importância do desenvolvimento infantil mediado pela cultura, família sob a ótica da psicologia. No desenvolvimento infantil tem-se as mudanças físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais que ocorrem em processos graduais, consistindo em um progresso dos estágios mais simples aos mais avançados de complexidade, através da participação ativa de estimulação por parte dos pais. Em relação aos aspectos psicológicos tem-se os cognitivos, a personalidade, correlação das características internas e externas e como reagem às todas mudanças e influencias tanto da família como da sociedade. Neste mesmo ambiente tem-se a possibilidade de receber amor e proteção, como também ser negligenciada e abandonada, trazendo prejuízos nas mais diferentes áreas, necessitando apoio, orientação e tratamento. O papel do psicólogo nesse sentido será acompanhar a criança no seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial, analisando quanto o meio e o ambiente familiar pode está influenciando em seu comportamento, irá compreender seus problemas psicológicos e também trabalhar na prevenção dos mesmos
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    FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE MACONHA EM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
    (Unicep, 2018-12-21) COSTA, Daniela Gonçalves da; NUNES-DE-SOUZA, Vanessa
    O presente trabalho teve o intuito de identificar os principais fatores relacionados ao consumo da maconha em uma universidade pública federal. Para isto, foi realizada uma entrevista pessoal e individual com dez estudantes universitários de ambos os sexos na faixa etária de 18 a 25 anos que fazem o consumo regular da maconha. Neste estudo foi aplicado um questionário na forma de entrevista pessoal semi-estruturada. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Da amostra, todos os entrevistados consideram a maconha sob um viés medicinal e acreditam que o uso desta assemelha-se ao consumo de bebidas alcoólicas. Dentre os principais efeitos, os alunos citam que a maconha proporciona um momento de lazer, alivia o estresse, ansiedade e raiva, potencializa o prazer, o viés criativo e o autoconhecimento. O primeiro contato de 60% dos estudantes com a droga foi após terem entrado na faculdade; esses consideram a distância dos familiares, a busca por novas experiências, os círculos de amizades e o estresse frente ao ambiente acadêmico os principais fatores que levam à frequência do uso. Além disso, citam a maconha como uma opção de recreação que gera o alívio de tais sintomas
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    OS EFEITOS DA ANSIEDADE SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
    (Unicep, 2018-12-21) CONTRI, Letícia Aparecida; NUNES-DE- SOUZA, Vanessa
    A passagem do ensino médio para a vida acadêmica pode ser um período crítico frente à adaptação a um ambiente novo e às novas exigências, elevando os níveis de stress e ansiedade. Este estudo objetivou descrever como a ansiedade afeta a qualidade de vida do estudante universitário. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, foi do tipo descritiva e correlacional. Participaram 10 estudantes universitários entre 18 a 28 anos, de ambos os sexos, pertencentes aos cursos de Engenharia Civil e Psicologia, seguindo critérios previamente estabelecidos. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e a Escala WHOQOL-bref. Os dados foram trabalhados através de estatística descritiva básica e Análise de Conteúdo Temática. Os resultados revelaram que há uma correlação entre a presença dos sintomas de ansiedade e prejuízos na qualidade de vida desses alunos concluintes de seus cursos, por estarem expostos a um maior número de estímulos que conduzem ao stress, acarretando, assim, a ansiedade, que impacta na vida acadêmica dos universitários. Sendo assim, é importante repensar o ambiente universitário, como a promoção de suporte, desenvolvendo trabalhos de melhoria à saúde dos estudantes universitários
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    SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ADOLESCENTES VÍTIMAS DE CYBERBUL- LYING
    (Unicep, 2018-12-21) BALTIERI , Carina Nayme; AGUILLAR, Marina De Oliveira; NOGUEIRA, Juliana Maltoni
    A internet é um meio que proporciona aspectos positivos aos jovens, como o aprendizado, porém essa também pode resultar em experiências negativas para o mesmo. Uma das violências mais comuns nesse contexto é o cyberbullying. O cyberbul- lying ocorre por meio da internet, redes sociais, chats, blogs, e-mails e através de apare- lhos eletrônicos com intuito de humilhar, intimidar ou expor as vítimas. Esses atos ge- ram consequências principalmente para a vítima desta prática, que podem apresentar problemas de caráter psicológico, como por exemplo, a depressão. Deste modo, este estudo buscou fazer uma revisão da literatura do tipo narrativa, com o objetivo de inves- tigar os sintomas depressivos em adolescentes vítimas de cyberbullying. Foram utiliza- dos artigos nacionais de revistas cientificas. Após a coleta dos artigos, foi feito a leitura e resumo desse material, com propósito de coletar informações mais significativas. Com os resultados da pesquisa foi possível constatar que os prejuízos psicológicos que mais aparecem nas vítimas são depressão, ansiedade e ideação suicida. O fato dos artigos nacionais nesta temática serem poucos, aponta-se para uma limitação do estudo em re- lação a generalização da depressão para todas as vítimas. Mais estudos precisam ser conduzidos nesta temática atual visando principalmente a prevenção
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    EFEITOS PSICOLOGICOS E COMPORTAMENTAIS DA DEPENDENCIA DE INTERNET
    (Unicep, 2018-12-21) ALVES, Camila de Oliveira; LORENA, Angela Bernardo de
    O objetivo deste trabalho foi avaliar efeitos colaterais da dependência de internet e de possíveis comorbidades, a partir de dados coletados dos instrumentos: IAT (Internet Addiction Test), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventario de Depressão de Beck (BDI) e uma entrevista para identificar a autopercepção dos participantes sobre a dependência da internet. Participaram do estudo 30 indivíduos. Foram feitas análises estatísticas descritivas e correlacionais com os resultados dos testes. De acordo com o teste IAT, 12 (40%) participantes se classificam como usuários normais, 9 (30%) como dependentes leves, 8 (26,66%) como dependente moderado e 1 (3,33%) como dependente grave. Com relação a classificação do teste BDI, 19 (63,33%) participantes foram classificados com depressão mínima, 7 (23,33%) com depressão leve e 4 (13,33%) com depressão moderada. Com relação a classificação do teste BAI, 16 (53,33%) participantes foram classificados com ansiedade mínima, 10 (33,33%) com ansiedade leve e 4 (13,33%) com ansiedade grave. A associação entre as variáveis IAT e BDI foi testada através do coeficiente de Pearson, e obteve-se o 𝑟𝑥𝑦 = 0,454. A associação IAT e BAI, obteve-se o 𝑟𝑥𝑦 = 0,254. A associação BDI e BAI, obteve-se 𝑟𝑥𝑦 = 0,487. Através das análises descritivas feitas acima, e pela confirmação dos resultados pela análise de correlações, concluímos que existe associação de leve a moderada entre os testes IAT, BDI e BAI, ou seja, podemos afirmar que o uso da internet pode estar relacionado a estados depressivos e ansiosos
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    PROMOÇÃO DE REPERTÓRIO DE ENFRENTAMENTO COM ENFOQUE COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS
    (Unicep, 2018-05-21) SOUZA, Larisse de; NUNES-DE-SOUZA, Vanessa
    A falência renal tem manifestação lenta, variável e assintomática, levando à dificuldade da descoberta e acompanhamento preventivo, podendo ser ocasionada em decorrência de algumas doenças de base, como diabetes e hipertensão. O adoecimento ou perda da saúde é uma condição que gera sentimentos negativos, prejudicando de modo global a qualidade de vida. Este trabalho objetivou verificar a eficácia de um protocolo de 20 sessões de orientação psicológica com enfoque cognitivo- comportamental, sobre uma amostra de 7 participantes. Participaram deste trabalho pacientes de ambos os sexos e com idade entre 18 e 60 anos. Os pacientes foram submetidos ao seguinte protocolo: aplicação dos instrumentos BAI, BDI e BHS para constatação de ansiedade, depressão e mensuração da desesperança antes da intervenção (pré-intervenção), seguido de 20 sessões de orientação psicológica. Posteriormente foi realizada outra avaliação com os mesmos instrumentos (pós-intervenção) e após 30 dias desta última avaliação, foi executada a avaliação final (follow-up), para verificar a eficácia das intervenções. Os dados foram submetidos à análise quantitativa descritiva. Observou-se que não houve modificação nos níveis de ansiedade e desesperança após a intervenção. Mas destaca-se, entretanto, que o protocolo de orientação psicológica foi eficaz para diminuir os níveis de depressão da amostra
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    FATOR DE PROTEÇÃO, PROPORCIONADO PELA FAMÍLIA, NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE GÊNERO: ESTUDO DE CASOS A LUZ DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
    (Unicep, 2019-05-21) ZIN, Gabriela de Oliveira; PALLONE, Beatriz; FELONTA, Giovanni Giorgetti
    O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores de proteção envolvidos no processo de transição de gênero. Para isso foi feito um estudo caso em duas etapas, consistindo a primeira etapa na aplicação de um questionário sociodemográfico e um questionário fechado com questões relacionadas à temática. Na segunda etapa foi aplicado um questionário qualitativo para analisar como se dá o processo de transição de gênero, os fatores de risco, de proteção e o papel da família