Repositório - UNICEP

Bem Vindo(a) ao Repositório Institucional da UNICEP

  • O Repositório Institucional da UNICEP (RI UNICEP) é um sistema de informação projetado para a coleta, preservação, organização e ampla divulgação da produção intelectual proveniente dos vários setores e segmentos da comunidade da UNICEP. Ele tem como objetivo proporcionar um acesso aberto à informação gerada na instituição, abrangendo áreas como pesquisa científica, tecnológica, educação, cultura artística e atividades técnico-administrativas.

Centro Universitário Central Paulista - UNICEP

 

Comunidades no Repositório UNICEP

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 2 de 2

Submissões Recentes

Item
BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA MULHERES IDOSAS
(Unicep, 2023-12-21) SILVA , THAÍS CARVALHO DA; PEREIRA, THALIA DA SILVA; Marine, Dr. Diego Adorna
É possível notar que a expectativa de vida está crescendo cada vez mais perante a população idosa no Brasil e no mundo, diante disto o treinamento de força possui uma influência muito importante para a melhoria da saúde e autonomia dos idosos. Este estudo de revisão bibliográfica tem como objetivo observar e verificar os benefícios do treinamento de força para mulheres idosas. Realizado o levantamento de artigos de pesquisas e livros com intuito de analisar os métodos que foram aplicados e a importância que o treinamento de força trouxe para esse público. Com isso foi através dos artigos observou aumento estatístico nos valores médios de forma máxima de extensão de joelhos, melhora no desempenho do teste de levantar e sentar de 30s, diminuição em tempo de reação, melhora na flexibilidade e diminuição dos sintomas de depressão. Concluindo pode-se observar um aumento na força muscular, resistência de força muscular de membros superiores e aumento na capacidade funcional, auxiliando na melhoria da qualidade de vida para a realização das tarefas diárias e na autonomia das idosas.
Item
EFEITO DA OCLUSÃO VASCULAR NO TREINAMENTO DE FORÇA
(Unicep, 2023-12-21) BERNABEU, RENAN ABRÃO; Marine, Dr. Diego Adorna
A técnica de oclusão de fluxo sanguíneo (OFS), apesar de ser um método antigo, criado pelo Dr. Yoshiaki Sato na década de 70 quando ele, sentado sobre as pernas em um templo budista, sentiu uma dormência em suas pernas e após começar a massageá-las sentiu uma sensação semelhante as que ele sentia após realizar seus exercícios físicos, tem se tornado alvo de vários estudos recentes que sugerem um ganho de hipertrofia e força muscular. Devido a isso, o objetivo do presente estudo é investigar e analisar os efeitos da OFS no ganho de hipertrofia e força muscular, assim como seus benefícios e os riscos de segurança em diferentes grupos populacionais, visto que além de ser usada para o ganho de hipertrofia é usada, também, para o tratamento de algumas lesões. Foi realizada uma revisão bibliográfica do tema para prospectar informações relevantes, usando as fontes de base de dados científicos (PubMed, Scielo e Google Acadêmico). Os resultados encontrados nos estudos apontam que o exercício físico de baixa intensidade, quando combinado com a OFS, tem ganhos significativos de hipertrofia e força muscular, ainda, foi observado que quando comparado ao exercício de alta intensidade os resultados obtidos se tornaram semelhantes. Conclui-se que o método, quando pensado em pessoas sem patologias, não apresenta tantos benefícios, tendo em vista que outros métodos, como as múltiplas séries, têm resultados semelhantes e mais segurança em sua aplicabilidade.
Item
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO PARA O CONTROLE DA DIABETES:
(Unicep, 2023-12-21) OLIVEIRA , RAQUEL SILVA; ANDRADE, RAPHAEL DE; Ferreira, Dr. Fabiano Candido
Tendo em vista que a diabetes é uma das doenças mais presentes na sociedade afetando milhões de seres humanos e que aumenta o risco de outras doenças. Objetivo: identificar e destacar os benefícios do exercício físico no controle da diabetes, através de uma revisão da literatura. Materiais e métodos: pesquisa-se sobre os benefícios do exercício resistido no controle da Diabetes Mellitus do tipo 1 e tipo 2, utilizando de artigos encontrados na base de dados Google Acadêmico, SciELO e PubMed. Resultado: estudos demonstraram programas de treinamentos que são benéficos para o controle da diabetes utilizando do treinamento resistido, com isso demonstram o período deste treinamento e a sua intensidade. Considerações finais: os estudos demonstram que o exercício resistido auxilia na melhora dos valores glicêmicos e em vários outros parâmetros que repercutem positivamente no controle e combate da diabetes, como aumentar a massa magra, melhorar a sensibilidade a insulina, aumentar a força muscular, reduzir o tecido adiposo, diminuir e controlar a pressão arterial e prevenir a perda de massa óssea. Dessa forma a presente revisão considera que a prática regular de um adequado programa de exercício resistido prescrito por profissional de educação física, é uma estratégia não farmacológica eficiente no combate e prevenção do diabetes mellitus ao mesmo tempo em que melhora vários relacionados à saúde
Item
O BEACH TENNIS E OS ASPECTOS SOCIAIS PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
(Unicep, 2023-12-21) COVE, RAFAELA DE OLIVEIRA FREITAS; Miron, Dr. Edison Martins
O beach tennis é uma modalidade esportiva em expansão, chamando a atenção pelo seu rápido crescimento em número de adeptos. A modalidade é praticada ao ar livre, na areia, de fácil aprendizagem, fatores que possivelmente contribuem para esse crescimento do esporte. O objetivo do presente estudo foi identificar as interações sociais decorrentes da prática da modalidade esportiva beach tennis, por meio de estudo de caso, com análise qualitativa e quantitativa de dados, enquanto estratégia de investigação. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário, respondido por 24 participantes. Foi possível identificar que os praticantes se mantém nesse esporte, porque ele se torna uma válvula de escape para o stress diário, em razão do ambiente descontraído, ao ar livre e pé na areia, bem como, é fonte de criação de novos laços de amizade e novos círculos sociais. Também foi possível inferir que, o público objeto do estudo, em sua maioria, já praticava outras atividades físicas antes de iniciar o beach tennis, portanto, poucos utilizaram a modalidade para sair do sedentarismo. A competitividade excessiva foi citada por vários respondentes do estudo como um fato negativo do beach tennis. Importante constar, que o estudo teve limitações, em razão do número de participantes e por serem do mesmo círculo social, e, portanto, majoritariamente do gênero feminino, o que não reflete o público geral da modalidade. Desta forma, embora tenha sido possível identificar pontos positivos relacionados aos aspectos sociais do esporte, fica evidente que são necessários mais estudos sobre o tema, que possam investigar de maneira ampla e global as interações sociais decorrentes do beach tennis.
Item
PROTOCOLOS DE TREINAMENTO RESISTIDO PARA A MELHORA DO DESEMPENHO E PREVENÇÃO DE LESÕES NO FUTEBOL DE CAMPO:
(Unicep, 2023-12-21) MAKIYAMA, MATHEUS YUJI; SANTOS, RUBEM CARLO FARIAS; Ferreira, Dr. Fabiano Candido
O treinamento resistido no contexto esportivo, especificamente no futebol de campo, tornou-se uma estratégia crucial para aprimorar o desempenho atlético e mitigar riscos de lesões. A abordagem envolve a aplicação de exercícios que utilizam resistência externa, como pesos, elásticos ou máquinas, visando o desenvolvimento de força, potência, resistência muscular e estabilidade articular nos jogadores. Assim, o objetivo deste estudo foi revisar a literatura a respeito de protocolos de treinamento resistido para a melhora do desempenho atlético e prevenção de lesões no futebol de campo com foco em comparar protocolos de pesos livres versus máquinas, necessidade ou não da falha concêntrica, tempo de intervalo, número de repetições e volume. A metodologia envolveu uma pesquisa descritiva com base em artigos científicos de 2012 até o presente, obtidos do Pubmed e Google Acadêmico. Os resultados destacam a preferência por pesos livres no futebol, a dispensabilidade da falha concêntrica, o intervalo de 1-2 minutos entre séries, faixas variáveis de repetições e volumes ajustados ao nível do jogador. A conclusão confirma que o treinamento resistido é valioso para melhorar o desempenho atlético e prevenir lesões no futebol de campo.