Navegando por Autor "MARIANO, DANIELE BONALDI DA SILVA"
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Item VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO CONSTRUÍDO PARA A ÁREA DE FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA DE SÃO CARLOS(Unicep, 2023-12-21) MARIANO, DANIELE BONALDI DA SILVAAs lesões neurológicas podem acarretar disfunções motoras, musculoesqueléticas, sensoriais, cognitivas e em outros sistemas corporais. A avaliação do paciente neurológico é complexa. Todos os sistemas corporais e o ambiente em que a criança está inserida precisam ser avaliados para que se possa construir plano de tratamento adequado. Esta pesquisa teve como objetivo validar protocolo de avaliação com visão biopsicossocial para o paciente de neuropediatria, proposto à área de neuropediatria, do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista da cidade de São Carlos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, validação de material pedagógico. O teste estatístico Mann Whitney foi aplicado para verificar se houve significância estatística em relação às respostas consideradas negativas e as positivas. Houve maior porcentagem de respostas positivas quanto ao material de apoio e ficha avaliativa, com significância estatística, p=0,02. Em relação à análise qualitativa, três participantes colaboraram com sugestões para o material. Três categorias de ideias foram elaboradas a partir das sugestões das participantes: C1 - Sugestão de Inclusão de testes específicos validados, C2 – Dar relevância aos itens de atividade e participação e C3 – Inclusão de equipe multiprofissional para os atendimentos de TEA. Para C1 e C2 o material construído contemplou estas sugestões. Para C3 houve concordância com a sugestão de uma equipe multiprofissional, porém foram apontadas as barreiras observadas à implantação. Nas considerações finais entendeu-se que há necessidade de um protocolo de avaliação amplo na neuropediatria, bem como, é necessário introduzir na graduação um material que direcione o aluno nesta área complexa. Sugere-se que mais pesquisas engrandeçam os materiais avaliativos trazendo evidências para a prática clínica.