Navegando por Autor "MATTOS, JULIA"
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Item O DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL E SUA IMPORTÂNCIA NO AUTOCUIDADO E FUNÇÃO SOCIAL(Unicep, 2023-6-21) MATTOS, JULIAA paralisia cerebral (PC) também é conhecida como uma encefalopatia crônica não progressiva, é decorrente de uma lesão permanente no cérebro que está em desenvolvimento e apresenta uma forma variável em termo de distribuição anatômica da lesão. A GMFM é considerada como uma medida clínica que tem como principal objetivo fazer a avaliação das mudanças em relação a função motora grossa das crianças com PC. A PEDI foi desenvolvida para realizar uma avaliação das capacidades funcionais e avaliar o desempenho típico em crianças com limitações funcionais. Objetivo: Comparar o desempenho motor pelo GMFM com as Dimensões de autocuidados e função social da PEDI em crianças com PC. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória de campo, onde foram convidados a participar seis pacientes com diagnóstico de PC com sete anos de idade cronológica atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia do UNICEP no período de agosto a dezembro de 2022. Foi realizado com o consentimento dos pais para que seus filhos participassem da pesquisa, e foram realizadas as avaliações dos participantes com a GMFM, Anexo II. Também foi aplicada a Avaliação Pediátrica de incapacidade (PEDI), Anexo III. GMFM: É considerada como uma medida clínica, que tem como objetivo fazer a avaliação das mudanças com relação a função motora grossa dessas crianças com PC. PEDI: É utilizado com o um propósito de realizar a avaliação das capacidades funcionais e sobre o desempenho típico em crianças e jovens com algumas limitações funcionais. Resultados: Houve correlação do baixo escore na GMFM-66 com as dificuldades de AC, mostrando a interferência motora nas atividades do dia a dia. Em relação a FS observou-se que o baixo escore de GMFM-66 associa- se aos fatores ambientais, sociais e econômicos para diminuição da interação social. Considerações finais: O maior comprometimento das funções motoras dificulta as aquisições em autocuidados, tornando a criança mais dependente, visto que as alterações secundárias que ocorrem em outros sistemas corporais influenciam para estas dificuldades. Já as funções sociais têm fortes influências de fatores ambientais, sociais, econômicos e culturais além da questão motora.