Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Italiano
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Italiano
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "OLIVEIRA, LORENA DA SILVA"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
    (Unicep, 2023-12-21) OLIVEIRA, LORENA DA SILVA; Rebolho, Dra Ana Claudia Figueiredo
    A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I mostra- se um momento crítico para o desenvolvimento infantil, com isso a escola é responsável pois é onde caracteriza um importante espaço para o desenvolvimento de competências socias e cognitivas da criança. Transformações ocorrem em determinados momentos produzidas em seus diferentes modos de agir no mundo com as condições de socialização. A transição requer muita atenção para essas duas etapas importantes da Educação Básica, principalmente nas mudanças introduzidas que garantem a integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. É necessário designar estratégias de acolhimento e também de adaptação, não somente para as crianças, mas para os docentes obtendo continuidade no seu percurso educativo. Desde da Educação Infantil a criança participa de experiências diversas com objetos culturais em relações estabelecidas com familiares e professores, passando longos períodos em atividades de brincar bem intensas, inclusive promovendo atividades de conhecer os objetivos. Entre esses dois níveis de ensino, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I são reconhecidas como importante para propiciar as passagens dos períodos de transição da criança podendo favorecer uma passagem compromissada com o desenvolvimento de sua autonomia, com essa passagem implica que a criança carrega consigo marcas do seu desenvolvimento social e aprendizagens adquiridas na Pré- Escola servindo de base para novas aquisições. Ao ingressar no Ensino Fundamental I as crianças percebem a diferença do ambiente dentro da sala de aula, identificando que as salas são mais numerosas e que os espaços para atividades complementares exigem novas formas de acomodação como aprendizagens de regras e rotinas e limites reconhecendo seu espaço e suas próprias características. Essa transição torna um momento cheio de novidades sendo um processo desafiador para as crianças e um processo de aprendizado e descobertas, é um período com mudanças radicais e isso merece toda atenção dos pais e também de suportes por parte da escola a fim de garantir uma boa integração e dando continuidade do processo de ensino e aprendizagem, importante que as escolas capacitem os professores para que estejam preparados para apoiar os alunos e suas necessidades. É natural que as crianças sofram impactos causados pelas mudanças em sua rotina pois pra ela é tudo novo, ambientes diferentes, horários e até mesmo algumas obrigações que não estavam presente em sua realidade

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão