Navegando por Autor "SOUZA, GIULIANA FUNARO DE"
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Item O CACHORRO NO AUXÍLIO DA SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇA COM AUTISMO(Unicep, 2023-6-21) SOUZA, GIULIANA FUNARO DEO Transtorno do Espectro Autismo impõe restrições ao contato social em diferentes graus. Observa-se diminuição da capacidade de perceber e compreender os estados mentais dos indivíduos em seus grupos sociais, gerando ansiedade, comportamentos agressivos e isolamento. A criança é frequentemente submetida às várias abordagens de tratamento que atentam para os danos sensoriais, de comunicação, atenção, aprendizado e independência, buscando com isso a inclusão familiar, escolar e social. A convivência com animais, considerando no presente estudo o cachorro, mostra como eles podem preencher as necessidades emocionais, oferecer conforto, segurança e aumentar a autoestima e socialização. Neste contexto, esta pesquisa teve sua importância ao narrar, pela perspectiva da mãe e da pesquisadora, a aproximação de uma criança com transtorno do espectro autista a um cachorro e seu dono, conduzindo a uma experiência emocional e social. OBJETIVO: Narrar experiência de inclusão social, afetividade, aquisição de responsabilidades e mudanças no comportamento, promovidos por aproximação de criança com transtorno do espectro autista ao cachorro. MÉTODO: Foi realizada coleta de dados por meio da narração da vivência e registros de informações observadas pela pesquisadora em sua residência, no período de cinco meses. A narrativa dos eventos foi composta pela observação da pesquisadora sobre o comportamento da criança com transtorno do espectro autista, a partir do primeiro contato com o cachorro. A mesma foi dividida em quatro momentos História da descoberta do diagnóstico; Aproximação; Desenvolvimento da relação; Mudanças. Para uma comparação das habilidades de comunicação foi aplicado com a mãe da criança o questionário elaborado pela Universidade de São Paulo. RESULTADOS: Entre as habilidades que a criança não apresentava ou apresentava raramente, e que após o período de contato facilitado pelo cachorro, foram desenvolvidas, destacam-se: o olhar quando chamado, brincar com crianças da mesma idade, iniciar brincadeiras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio desta narrativa constatou-se a importância da interação com cachorro abrindo caminho para aproximação de criança com transtorno do espectro autista, colaborando com controle de agressividade, comunicação e socialização