SILVA, Tamires Felix da2024-02-052024-02-052023-12-21https://repositorio.unicep.com.br/handle/123456789/252Vision is one of the most crucial senses in early human development; through this sense, the world is discovered in the early days of life. Its absence makes exploring and perceiving the environment difficult, consequently affecting individual development. Physiotherapy can play a role in stimulating neuropsychomotor development. The present study aims to report the physiotherapeutic approach to a visually impaired child, detailing the challenges and adaptations made during the treatment. This is a case report based on the analysis of a 12-year- old visually impaired boy who received physiotherapy at the Physiotherapy Clinic of Centro Universitário Central Paulista - UNICEP São Carlos, with 11 sessions analyzed. The report allowed us to identify the challenges faced, the strategies employed, and adaptations during the sessions. The treatment plan involved tactile, proprioceptive, and vestibular stimuli through a circuit. Some approaches were modified during sessions, considering the patient's acceptance. As a result, proprioceptive, tactile, and vestibular improvements were observed, leading to enhanced independence and social interaction even in unfamiliar environments. It can be concluded that physiotherapy plays a significant role in stimulating the available senses when dealing with a visually impaired child. With an adapted and individualized therapeutic approach, opportunities for proper development and an improvement in the quality of life for these children can be created.A visão é um dos sentidos de maior importância no desenvolvimento do ser humano, por meio desse sentido o mundo é descoberto logo nos primeiros dias de vida. A sua ausência traz dificuldades na exploração e percepção do ambiente consequentemente ao desenvolvimento do indivíduo. A fisioterapia pode atuar estimulando o desenvolvimento neuropsicomotor. O presente estudo teve como objetivo relatar abordagem de Fisioterapia para criança com deficiência visual, bem como relatar as dificuldades encontradas e as adaptações realizadas no tratamento. Tratou-se de um relato de caso por análise de prontuário de um menino de 12 anos, deficiente visual que recebeu atendimento de Fisioterapia na clínica de Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP São Carlos, foram analisadas 11 sessões. O referido relato permitiu verificar as dificuldades enfrentadas, as estratégias e adaptações feitas durante as sessões. Foram utilizados no plano de tratamento, estímulos táteis, proprioceptivos e vestibulares através de um circuito, e durante as sessões foram modificadas algumas abordagens enquanto algumas foram mantidas, levando em conta a aceitação do paciente. Como resultado foi possível analisar uma evolução do paciente com melhora no aspecto proprioceptivo, tátil e vestibular, como consequência disso, uma facilitação na independência do paciente e no convívio social mesmo em ambiente desconhecidos. Foi possível concluir que a fisioterapia desempenha um papel importante na estimulação dos sentidos presentes, quando falamos de uma criança DV. Com uma abordagem terapêutica adaptada e individualizada, pode –se criar oportunidades para o desenvolvimento adequado e uma melhora na qualidade de vida dessa criança.ptFISIOTERAPIA NA INTERVENÇÃO COM CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUALRelato de casoArticle