Araújo, Abner Rafael Dias deCarvalho, Mariana FaustinoLino, Rafael Luis Bressani2024-03-142024-03-142022-12-21https://repositorio.unicep.com.br/handle/123456789/315A Sepse é definida como uma disfunção orgânica tratável, causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção e atualmente representa a principal causa de óbitos nas unidades de terapia intensiva adulta, não cardiológica. Neste contexto, o Instituto Latino-Americano de Sepse juntamente com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, instituíram fluxogramas de terapêutica precoce para pacientes sépticos, visando reduzir a mortalidade. Diante ao exposto, é fundamental que os alunos de enfermagem e futuros profissionais, saibam reconhecer e auxiliar o paciente com sepse logo na primeira hora e para isto, a simulação clínica nos cursos de enfermagem surge como uma estratégia promissora no processo de ensino aprendizagem. Objetivo: Verificar o conhecimento, satisfação e autoeficácia dos graduandos de Enfermagem, acerca do protocolo de sepse, antes e depois de uma Simulação Clínica. Métodos: Tratou-se de um estudo intervencional, quase-experimental, realizado com 9 alunos de graduação em enfermagem de uma instituição privada. O delineamento experimental seguiu com uma capacitação teórica e simulação clínica sobre sepse. Pré e pós-intervenções, um questionário de conhecimento sobre sepse e a escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem, foram aplicados. Resultados: Os alunos na primeira avaliação de conhecimento sobre sepse apresentaram a média de 4.11 acertos, porém após a aula expositiva os alunos apresentaram um aumento estatístico na média de acertos, com 8,0 pontos e este resultado foi mantido após a simulação clínica. Já a satisfação e autoconfiança aumentaram após a simulação, porém apenas estatístico para autoconfiança. Conclusões: Após as intervenções adotadas nesta pesquisa, houve um aumento na satisfação e autoeficácia dos graduandos de Enfermagem, assim como em seus conhecimentos sobre sepse, o que reforça a importância de novas estratégias educacionais para as graduaçõesptImpacto de uma simulação clínica sobre sepse no conhecimento, satisfação e autoeficácia de estudantes de graduação em enfermagemArticle