CARVALHO, Fernando Henrique da Silva2023-07-032023-10-052023-07-032023-10-052021-12-21https://repositorio.unicep.com.br/handle/123456789/135Este trabalho apresenta os modais de transporte radial composto em sua maioria por linhas diametrais e modal tronco-alimentado, onde se faz uma análise de qual sistema seria mais efetivo para o município de São Carlos. O Sistema de transporte de São Carlos está operando o mesmo modelo de transporte há mais de trinta anos, sem que fosse feito nenhuma alteração significativa, tornando o modelo obsoleto e pouco atrativo para os usuários. O modal tronco-alimentado se mostra mais adequado pois é possível alterar trajetos, proporcionar um melhor aproveitamento do tempo dos usuários, bem como racionalizar a frota de acordo com a demanda de passageiros. Ao longo do estudo foi levantado que sessenta e oitos por cento das linhas são diametrais tornando o sistema de linhas travadas sem a possibilidade de uma melhor flexibilização em seus itinerários. O ganho de tempo em comparação entre modais foi de oito minutos, desconsiderando o tempo de espera. Mesmo com um ganho baixo de tempo, com o sistema tronco-alimentado é possível realizar melhoras e otimizar localmente, de forma pontual, trazendo mais gerência o sistema de transporte, consequentemente melhorando esse tempo e reduzindo o tempo de espera entre uma linha e outra.ptTRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO EM SÃO CARLOS: MODAL ATUAL X TRONCO-ALIMENTADOArticle