SANTOS, NATANI CAROLINI CIPRIANO DOSMachado, Dra Michele Varotto2024-02-272024-02-272023-12-21https://repositorio.unicep.com.br/handle/123456789/300This article aims to address the construction of black children's identity in early childhood education, focusing on the way in which representation can positively interfere with their development. And it also highlights the way in which anti-racist education helps to work on the image of black people in society. To this end, a bibliographical research was carried out to support the study theme. At the end of this work, it is possible to verify how representation, focusing on children's literature, can benefit the work of teachers to address this topic in the classroom.O presente artigo tem como objetivo abordar a construção da identidade da criança negra na Educação Infantil, trazendo como foco a forma como a representatividade pode interferir positivamente no seu desenvolvimento. E também pontua a forma como a educação antirracista ajuda a trabalhar a imagem do negro na sociedade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema do estudo. Ao fim deste trabalho é possível verificar a forma como a representatividade, focando na literatura infantil, pode beneficiar o trabalho dos professores para abordar esse tema em sala de aula, dando destaque para algumas literaturas infantis que trabalham a temática e que pode contribuir para a discussão sobre a representatividade na Educação Infantil.ptA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRAArticle