SOUSA, Alessandro Rodrigues de2023-06-152023-10-052023-06-152023-10-052020-12-21https://repositorio.unicep.com.br/handle/123456789/123Este trabalho tem como objetivo caracterizar os diferentes tipos de solo de subleito do estudo de caso do trecho da Estrada de Ferro Carajás situado no município de Pindaré- Mirim estado do Maranhão. Assim usando os métodos de ensaio de compactação para definição de viabilidade em futuras duplicações da malha ferroviária e reformas que possam surgir não só no trecho em questão mas também em toda sua extensão que atualmente é de 892 Km, ligando os estados do Maranhão e Pará, onde foram feitas análises das amostras e através das mesmas comparado os parâmetros aceitáveis de segurança para o uso do solo onde pretende-se duplicar a malha ferroviária. Os ensaios para classificação usados foram os métodos para definir a compactação, granulometria, limites de plasticidade e elasticidade do solo. A partir disso foi possível concluir que trata- se de um solo tropical, que não está dentro dos parâmetros regidos pelas normas de segurança, assim tornando-os inviáveis para futuras duplicação e construção de malhas ferroviárias no trecho em questão. Mesmo que o solo do trecho analisado tenha sido classificado como solo inviável para construção, os solos tropicais são a melhor opção para infraestrutura ferroviária contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente.ptCARACTERIZAÇÃO DE SOLOS DE SUBLEITO FERROVIÁRIO: UM ESTUDO DE CASOArticle