Navegando por Autor "LIMA, PAULA HEBB"
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Item INVENTÁRIO DE AVALIAÇÃO PEDIÁTRICA DE INCAPACIDADE (PEDI) E SUA APLICABILIDADE EM ESTÁGIO DE NEUROPEDIATRIA(Unicep, 2019-12-21) LIMA, PAULA HEBBDurante a infância a criança adquire habilidades funcionais. As fases do desenvolvimento infantil podem apresentar alterações por comprometimentos neurológicos ou outras razões que comprometam aquisições motoras, sociais e de habilidades em autocuidados. Vários fatores a curto e longo prazo poderão levar à necessidade de investigação deste processo de aquisições de habilidades e maturação. Existem diversas formas para avaliar crianças com atraso de desempenho funcional bem como, vários instrumentos de mensuração adequados a cada objetivo, a fim de quantificar e qualificar as incapacidades. Sistemas de avaliação padronizados são de grande relevância para o direcionamento da abordagem e tomada de decisão quanto ao tratamento adequado, com o objetivo de se conhecer melhor a criança dentro das suas habilidades e limitações. O inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) é um instrumento que pode contribuir para identificar as necessidades da criança e para o desenvolvimento de uma intervenção mais dirigida, além de adotar um foco no processo de avaliação infantil que ultrapassa a criança em seus componentes de desempenho Objetivos: verificar a aplicabilidade do PEDI com os pacientes neuropediátricos da clínica de fisioterapia do UNICEP e especificamente, caracterizar os pacientes da clínica de Fisioterapia quanto às dificuldades nas áreas de autocuidados (AC), mobilidade (M) e função social (FS), comparar os instrumentos de avaliação e planos de tratamento em Neuropediatria da clínica de Fisioterapia do UNICEP com o PEDI quanto à abrangência de seus conteúdos e com isso oferecer também uma orientação aos pais e/ou responsáveis sobre o desempenho funcional dos seus filhos. Material e Métodos: Neste estudo utilizou-se o PEDI, com informações fornecidas pelos pais ou cuidadores da criança, na forma de uma entrevista estruturada para avaliar as habilidades funcionais de crianças em três domínios: autocuidado, mobilidade e função social. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa na forma de entrevista estruturada com os pais e/ou responsáveis. Resultados: Os resultados do presente estudo mostraram que apenas 11% de objetivos eram semelhantes, 21% apresentaram semelhanças parciais, no qual alguns objetivos eram os mesmos e outros diferentes entre as duas propostas, e 68% apresentaram propostas com objetivos motores diferentes. A área que se observou maior implicação foi a M, seguida de AC e FS. Foi possível realizar orientação individual para todos os participantes. Considerações finais: O PEDI associado à avaliação clínica pode contribuir para uma intervenção mais assertiva, abrindo possibilidades de adaptações no tratamento para alcançar dentro de uma mesma atividade, mobilidade e funcionalidade