Navegando por Autor "Machado, Dra Michele Varotto"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA(Unicep, 2023-12-21) SANTOS, NATANI CAROLINI CIPRIANO DOS; Machado, Dra Michele VarottoO presente artigo tem como objetivo abordar a construção da identidade da criança negra na Educação Infantil, trazendo como foco a forma como a representatividade pode interferir positivamente no seu desenvolvimento. E também pontua a forma como a educação antirracista ajuda a trabalhar a imagem do negro na sociedade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema do estudo. Ao fim deste trabalho é possível verificar a forma como a representatividade, focando na literatura infantil, pode beneficiar o trabalho dos professores para abordar esse tema em sala de aula, dando destaque para algumas literaturas infantis que trabalham a temática e que pode contribuir para a discussão sobre a representatividade na Educação Infantil.Item A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL(Unicep, 2023-12-21) FONSECA, MARIA JULIA BERNARDO DA; Machado, Dra Michele VarottoO presente trabalho tem por objetivo destacar quais são as contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A partir disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema estudado. Ao final do trabalho podemos notar algumas possibilidades de brincadeiras e seus benefícios, como também a percepção que o lúdico permite que a criança aprenda o mundo e as atividades propostas de maneira prazerosa, significativa e divertidaItem A MÚSICA E A INFÂNCIA(Unicep, 2023-12-21) CASARIN, MARIANNA MIRANDA; Machado, Dra Michele VarottoO presente trabalho tem como objetivo investigar como a música contribui para o desenvolvimento da linguagem da criança em seus cinco primeiros anos, trazendo consigo os benefícios que o contato com a música traz para a criança e as possibilidades práticas no ambiente escolar em parceria com o trabalho intencional do professor e da família. Para a elaboração deste artigo, realizou-se a pesquisa bibliográfica por meio de materiais já publicados, estabelecendo assim uma fundamentação teórica, tendo como resultado que a música contribui positivamente não apenas para o desenvolvimento da linguagem infantil, trazendo ainda benefícios para a formação integral das criançasItem A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA(Unicep, 2023-12-21) RODRIGUES, GEOVANA PEROCINI; Machado, Dra Michele VarottoO presente Trabalho tem como objetivo principal, compreender o processo de construção da relação professor-aluno ao longo das propostas educativas que permearam a Educação Brasileira. A partir deste foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, a qual utilizou materiais publicados, como livros e artigos sobre o tema. Com isso, foi possível notar que não há uma proposta atual de educação contemporânea concreta, isto porque as propostas que permeiam a trajetória escolar ainda estão calcadas em elementos que foram pensados e trazidos desde o século XVI. Tais atributos ajudam a evidenciar que a relação professor-aluno, por muitas vezes, fica entre o “adestrar” e o “protagonismo” discente, sem nenhum tipo de relação crítica e respeitosa. Por fim, para realizar essa educação é necessário apropriar-se de forma que aprimorem a relação professor-aluno, tornando esse laço real e consistentemente, pois só assim a educação une todos os lados para caminhar juntos para uma melhora.Item DESENVOLVIMENTO CEREBRAL(Unicep, 2023-12-21) LIMA, JANIELLY VASCONCELOS; Machado, Dra Michele VarottoO presente Trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o processo de aprendizagem e enfatizar a importância dos estímulos para potencializar o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Para isso, foi feita uma análise e entendimento de como ocorre a maturação cerebral, para que ao decorrer do mesmo, se faça uma conexão com o conhecimento adquirido na infância e por fim, estabelecer subsídios que influenciam nesse desenvolvimento. A partir desse, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que se beneficiou de livros e textos acerca do assunto, de forma que fossem encontradas as informações necessárias para a manutenção das ideias. Assim, como resultados finais foi possível notar a conexão do desenvolvimento cerebral com a aprendizagem da criança, de tal forma que se enfatizou também a importância dos estímulos na Educação Infantil para um desenvolvimento pleno do cérebro e desse indivíduo, propondo maneiras de se estimular o mesmo, positivamente.Item LER, CONTAR, (RE)CONTAR E ENCANTAR(Unicep, 2023-12-21) SILVA, THAINÁ CAROLINE DA; Machado, Dra Michele VarottoEste trabalho tem por objetivo destacar quais são as contribuições da Literatura Infantil e suas possibilidades para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade, além da construção do hábito da leitura. A partir disso, busca-se entender todo o contexto acerca da Literatura Infantil incluindo as Políticas Públicas, seguindo para a importância, relação com o desenvolvimento infantil e processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema estudado. Ao final do trabalho podemos notar os benefícios que a Literatura Infantil oportuniza para as aprendizagens, vivências e encantamentos ao longo da vida, destacando a relação entre Literatura e Leitura e como construir o hábito de futuros leitores.