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Navegando por Autor "SANTOS, GABRIELLE MARIA RIBEIRO DOS"

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    O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO
    (Unicep, 2023-12-21) SANTOS, GABRIELLE MARIA RIBEIRO DOS; Rebolho, Dra. Ana Claudia Figueiredo
    O presente estudo trata da importância do lúdico no universo infantil, considerando a necessidade de se buscar caminhos para a atuação docente, especificamente na primeira infância. Parte-se da premissa de que o processo de ensino e aprendizagem deve ser prazeroso para a criança. O objetivo geral do estudo é apontar formas de utilização do lúdico como ferramenta pedagógica. O método de procedimento escolhido é a pesquisa bibliográfica. Mediante a contribuição dos autores abordados, foi visto que desde o nascimento, as crianças estão inseridas em um contexto sociocultural, e os adultos, quando se tornam parceiros de seus jogos e brincadeiras, muitas vezes não se dão conta da importância de cada gesto, palavra e movimento das crianças nessas atividades. Portanto, o brincar é uma forma privilegiada de aprendizagem, pois é nesse ato que as crianças trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam. Foi possível observar a intrínseca relação entre os jogos e as fases de desenvolvimento infantil, o que pode ser de grande valia para o professor na ocasião da escolha dos jogos a serem utilizados no cotidiano escolar. A partir da consideração dessa relação e ainda utilizando os critérios apropriados, o professor terá subsídios suficientes para tornar as aulas mais produtivas e divertidas, tendo sempre em vista a maximização das potencialidades de desenvolvimento dos alunos, nos aspectos cognitivo, afetivo e social. Além disso, por sua natureza interativa, os jogos podem proporcionar momentos preciosos de maior aproximação entre professor e alunos, onde todos podem aprender

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