VIVÊNCIA DA FAMÍLIA FRENTE AO DIAGNOSTICO DE AUTISMO DA CRIANÇA

Resumo
O diagnóstico do transtorno do espectro autista pode trazer impactos para a família, como reaprender a criar, e educar a criança, assim como entender seus sentimentos, além de várias consultas com uma equipe multidisciplinar em que a criança com diagnóstico pode precisar. Pensando nisso, o objetivo deste estudo é descrever a vivência da família no processo de descoberta do diagnóstico e início do tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para tal, foi utilizado como metodologia a pesquisa qualitativa descritiva, trazendo a vivência da família no processo de descoberta do diagnóstico da criança com Transtorno do Espectro Autista como a situação a ser estudada. Em nossos resultados, os membros das famílias, todas mulheres, contam sobre os impactos do diagnóstico do autismo no cotidiano familiar e como foi o processo de conhecimento sobre o comportamento autista, bem como seus medos do futuro da criança. Foi concluído que, é de suma importância o olhar dos profissionais da área da saúde, em especial o enfermeiro, no acompanhamento das famílias que buscam o diagnóstico e lidar com o comportamento da criança com TEA.
Descrição
The diagnosis of autism spectrum disorder can have impacts on the family, such as relearning how to raise and educate the child, as well as understanding their feelings, in addition to several consultations with a multidisciplinary team that the child with diagnosis may need. With that in mind, the objective of this study is to describe the family's experience in the process of discovering the diagnosis and starting treatment for children with Autistic Spectrum Disorder. For this, we used descriptive qualitative research as a methodology, bringing the family's experience in the process of discovering the diagnosis of the child with Autistic Spectrum Disorder as the situation to be studied. In our results, family members, all women, tell us about the impacts of the diagnosis of autism on the family's daily life and how the process of learning about autistic behavior was, as well as their fears for the child's future. We conclude that the look of health professionals, especially nurses, is of paramount importance in monitoring families seeking diagnosis and dealing with the behavior of children with ASD.
Palavras-chave
Citação