TCCs - Fisioterapia
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Navegando TCCs - Fisioterapia por Autor "BITELLI, CÁLITA"
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Item AS ALTERAÇÕES SENSORIAIS DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL INFLUENCIANDO A MOBILIDADE, AUTOCUIDADOS E FUNÇÃO SOCIAL(Unicep, 2023-6-21) BITELLI, CÁLITAA Paralisia Cerebral é o resultado de uma lesão não progressiva no Sistema Nervoso Central ocorrida na infância, que apresenta distúrbios no movimento, postura, equilíbrio e coordenação com presença ou não de movimentos involuntários dependendo do local lesionado. O evento causador da lesão pode acontecer no período pré, peri ou pós natal. Constatam-se também distúrbios sensoriais que podem interferir na forma como a criança recebe, memoriza e adapta-se aos estímulos do ambiente e, portanto, em suas respostas e desenvolvimento. Objetivo: o objetivo deste trabalho foi entrevistar os responsáveis de crianças com paralisia cerebral, utilizando os instrumentos Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade e Perfil Sensorial, e relacionar a presença de sinais de disfunções sensoriais nos sistemas tátil, proprioceptivo, vestibular, visual e auditivo com seus desempenhos na função social, nos autocuidados e na mobilidade. Material e métodos: Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória de campo. Foram convidados a participar sete responsáveis de crianças com diagnóstico de paralisia cerebral, atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia do UNICEP, no período de Agosto a Dezembro de 2022. As entrevistas foram realizadas unicamente pela pesquisadora. Resultados: Todos os participantes tiveram deficiência sensorial clara quanto aos itens Sensibilidade tátil, Baixa energia, Baixa responsividade/procura de sensações, Sensibilidade ao movimento, Sensibilidade gosto/olfato e Filtro auditivo. Em relação à deficiência provável houve alteração em todos os itens, com exceção do item Baixa energia, onde todos os participantes apresentaram deficiência clara. Na aplicação do teste de Spearman para correlação entre os itens que apresentaram deficiência Clara e as alterações de Autocuidados, Mobilidade e Função Social, obteve-se r=1, p<0,0001, mostrando a forte relação das variáveis testadas. Considerações Finais: As disfunções sensoriais em crianças com paralisia cerebral interferem no planejamento e aprendizado motor, resultando em disfunções motoras e danos funcionais em áreas como Autocuidados, Mobilidade e Função Social. O presente estudo pôde facilitar o entendimento da relação entre a presença de disfunções sensoriais com o desempenho motor e poderá colaborar com orientações a tratamentos que abordem aspectos sensoriais e motores