Navegando por Autor "Rebolho, Dra. Ana Claudia Figueiredo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR(Unicep, 2023-12-21) RODRIGUES, GABRIELA BARBOSA; Rebolho, Dra. Ana Claudia FigueiredoDesde seu nascimento o ser humano é lançado em um determinado meio, no tempo, no espaço, em determinadas condições econômicas, sociais, políticas, religiosas, em um mundo preexistente, contendo todas as informações que foram construídas e acumuladas ao longo da existência da humanidade e que são encontradas nas relações interpessoais e intersubjetivas em que ele se envolve, seja na linguagem, nos pensamentos, nos objetos e desejos, nas relações humanas, nos vínculos emocionais, entre outros. O bullying sempre esteve presente nesse ambiente, gerado pelas pessoas, aparentemente, mais fortes, conhecidas como agressores, tendo a finalidade de utilizar os fracos, conhecidos como vítimas, maltratando-os, humilhando-os e intimidando-os como forma de diversão e afirmação de si perante um grupo. O bullying é algo interpessoal que pode gerar uma agressão, de caráter físico, simbólico, sexual ou psicológico. A gestão escolar e o corpo docente de uma instituição de ensino têm obrigação de buscar caminhos e ideias alternativas para a prevenção desse tipo de agressão, fortalecendo a convivência entre professores e alunos e destes com seus pares para que tenham uma relação harmônica, que, se caso algum aluno, acredite ou perceba estar sofrendo tal violência possa ter a confiança de recorrer aos seus professores ou mesmo à algum colega de classe e expor a situação e o corpo docente fazer seu devido papel, sem constrangimentos para a vítima, comunicando a gestão escolar para que a mesma possa entrar em contato com esses agressores, suas famílias e, assim, tomar as devidas providências e prevenir agressões futuras. O trabalho será realizado através de pesquisas bibliográficas e artigos científicos que abordam o tema “A importância da prevenção do bullying no ambiente escolar.”. Sendo assim, esse presente estudo tem como objetivo formas de esclarecer os diferentes tipos de bullying que existentes e elucidar através de metodologias para prevenção do bullying no ambiente escolar.Item A INFLUÊNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DE LESÃO E NO DESEMPENHO DE ATLETAS DE ESPORTES ELETRÔNICOS(Unicep, 2023-12-21) SOUZA , JACKELINE PEIXOTO DE; POLICARPO, RAFAELA; Rebolho, Dra. Ana Claudia FigueiredoOs esportes eletrônicos são vistos como um fenômeno social e cultural de práticas aplicadas dentro de um determinado contexto, envolvendo o público e a audiência com seu entretenimento, criando relações sociais e competições online e presenciais de alta relevância. O cenário e o público tiveram grande crescimento, pois jogadores casuais preferem ver profissionais atuando a eles próprios jogando, tornando-os telespectadores. Essas práticas digitalizadas assumiram também um papel competitivo além do lazer, destacando seu papel agonístico para a cultura, se tornando cada vez mais protagonista e recebendo o seu intitulado nome Esports. Assim, os Esports começaram a ter uma ligação com os esportes convencionais, se propagando como uma modalidade em que o jogador está logado a um computador utilizando aspectos competitivos, cognitivos e físicos. Devido a ascendência do cenário de Esports, a presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a influência que a atividade física em conjunto com o Profissional de Educação Física tem no desempenho dos atletas de Esports, visando como isso poderá prevenir futuras lesões desses jogadores, devido ao tempo que passam em frente a uma tela de computador. Este trabalho está sendo realizado a partir de pesquisas literárias, a fim de complementar o caráter qualitativo, feito com profissionais que atuam diretamente com atletas, e que responderam um questionário sobre a atuação do Profissional de Educação Física na rotina dos seus atletas e como isso influência no desempenho deles. Foram entrevistados três Profissionais de Educação Física, que responderam questões dissertativas e objetivas. O baixo número de entrevistados se dá pelo fato de que, atualmente, poucos times trabalharem com um Profissional de Educação Física em sua equipe multidisciplinar.Item O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO(Unicep, 2023-12-21) SANTOS, GABRIELLE MARIA RIBEIRO DOS; Rebolho, Dra. Ana Claudia FigueiredoO presente estudo trata da importância do lúdico no universo infantil, considerando a necessidade de se buscar caminhos para a atuação docente, especificamente na primeira infância. Parte-se da premissa de que o processo de ensino e aprendizagem deve ser prazeroso para a criança. O objetivo geral do estudo é apontar formas de utilização do lúdico como ferramenta pedagógica. O método de procedimento escolhido é a pesquisa bibliográfica. Mediante a contribuição dos autores abordados, foi visto que desde o nascimento, as crianças estão inseridas em um contexto sociocultural, e os adultos, quando se tornam parceiros de seus jogos e brincadeiras, muitas vezes não se dão conta da importância de cada gesto, palavra e movimento das crianças nessas atividades. Portanto, o brincar é uma forma privilegiada de aprendizagem, pois é nesse ato que as crianças trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam. Foi possível observar a intrínseca relação entre os jogos e as fases de desenvolvimento infantil, o que pode ser de grande valia para o professor na ocasião da escolha dos jogos a serem utilizados no cotidiano escolar. A partir da consideração dessa relação e ainda utilizando os critérios apropriados, o professor terá subsídios suficientes para tornar as aulas mais produtivas e divertidas, tendo sempre em vista a maximização das potencialidades de desenvolvimento dos alunos, nos aspectos cognitivo, afetivo e social. Além disso, por sua natureza interativa, os jogos podem proporcionar momentos preciosos de maior aproximação entre professor e alunos, onde todos podem aprender