CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS DE SUBLEITO FERROVIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO

Data
2020-12-21
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Unicep
Resumo
Este trabalho tem como objetivo caracterizar os diferentes tipos de solo de subleito do estudo de caso do trecho da Estrada de Ferro Carajás situado no município de Pindaré- Mirim estado do Maranhão. Assim usando os métodos de ensaio de compactação para definição de viabilidade em futuras duplicações da malha ferroviária e reformas que possam surgir não só no trecho em questão mas também em toda sua extensão que atualmente é de 892 Km, ligando os estados do Maranhão e Pará, onde foram feitas análises das amostras e através das mesmas comparado os parâmetros aceitáveis de segurança para o uso do solo onde pretende-se duplicar a malha ferroviária. Os ensaios para classificação usados foram os métodos para definir a compactação, granulometria, limites de plasticidade e elasticidade do solo. A partir disso foi possível concluir que trata- se de um solo tropical, que não está dentro dos parâmetros regidos pelas normas de segurança, assim tornando-os inviáveis para futuras duplicação e construção de malhas ferroviárias no trecho em questão. Mesmo que o solo do trecho analisado tenha sido classificado como solo inviável para construção, os solos tropicais são a melhor opção para infraestrutura ferroviária contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente.
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