TCCs - Engenharia Civil

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    ESTUDO PARA CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO DO MINEIRINHO, SÃO CARLOS, SP
    (Unicep, 2022-12-21) CÂNDIDO, Beatriz Lima; LIMA, Carolaine Pessoa de
    Devido ao crescimento desordenado da população urbana do município de São Carlos, SP, as enchentes tornaram-se um dos principais problemas socioambientais registrados na cidade, proporcionando grandes impactos ambientais, econômicos e sociais. Por essa razão, o presente trabalho visa realizar um estudo do córrego do Mineirinho, localizado na região centro oeste do município. De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o córrego está inserido num perímetro do município no qual foi classificado entre os sete pontos da cidade com alto índice de enchentes. Além desse fato, o córrego do Mineirinho situa-se em uma área com grande urbanização nas proximidades, contribuindo para o aumento do escoamento superficial e, consequentemente da vazão. Atualmente, o córrego encontra-se coberto por vegetação e, outro ponto não menos importante, é que nunca houve canalização nessa área em questão. Para realização do dimensionamento do canal do córrego, foi considerado seção retangular de concreto. De acordo com os parâmetros de interpretação dos resultados, a bacia tem tendencia mediana-alta a grandes enchentes, portanto torna-se necessário a realização do dimensionamento da canalização do córrego, pois possibilitará melhoria no escoamento do Mineirinho, reduzindo a ocorrência de transbordamentos e enchentes. Após realização dos cálculos de dimensionamento pelo método de I-PAI-WU, concluiu-se que a canalização mais adequada para a situação é com altura de 9 m e 2,55 m de largura.
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    ANÁLISE PARAMÉTRICA DA INFLUÊNCIA DA CLASSE DO CONCRETO, DA GEOMETRIA TRANSVERSAL E DA TAXA DE AÇO NA CAPACIDADE RESISTENTE DE ELEMENTOS EM CONCRETO ARMADO
    (Unicep, 2022-12-21) GERMANO, Nando Maia
    As estruturas de concreto armado estão presentes em praticamente todas as construções, mesmo que sejam constituídas por outro material em sua maior parte, pelo menos um dos elementos estruturais é em concreto armado. Considerando isso e a alta nos custos dos materiais de construção, é de extrema importância a sensibilidade do engenheiro no projeto em concreto armado quanto às variáveis de que ele depende, as quais são fundamentais para garantir um projeto eficiente. Assim o presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de análises paramétricas, a influência da resistência característica a compressão do concreto, a geometria da seção transversal e os carregamentos na capacidade resistente e na área de aço de pilares, vigas e lajes em concreto armado. A metodologia empregada foi a realização de análises paramétricas utilizando o Microsoft Office Excel. Foram analisados 38 casos para pilares, 43 casos para vigas e 41 casos para lajes maciças. Nos elementos submetidos predominantemente à flexão (lajes e vigas), a altura é o parâmetro que exerce mais influência no momento resistente e na área de aço. Por sua vez, a classe do concreto afetou pouco o momento resistente e a área de aço necessária. Além disso, a largura da viga mostrou certa sensibilidade no dimensionamento. Nas lajes, o engastamento dos bordos proporciona uma redução do momento positivo e da área de aço positiva, além de reduzir as deflexões da laje. Porém, ele acarreta em maior consumo de aço, visto que se faz necessária a armadura negativa. Logo, as vinculações devem ser avaliadas caso a caso. Quanto aos pilares, se o objetivo for diminuir a área de aço, há um limite até o qual aumentar o fck surte resultados. Por sua vez, se busca-se aumentar a capacidade resistente do pilar, deve-se trabalhar com concretos com maiores classes de resistência. Além disso, verificou-se que o comprimento destravado do pilar acarreta em significativas variações da área de aço de armadura longitudinal necessária.
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    INDICADORES TÉCNICO-ECONÔMICOS DE VIGAS DE MADEIRA, METÁLICAS E DE CONCRETO ARMADO
    (Unicep, 2022-12-21) CAZÚ, Guilherme Gianlourenço
    Na construção civil, a combinação de elementos estruturais básicos forma o sistema estrutural de uma obra, que tem como função principal absorver e resistir esforços garantindo sua segurança e sustentação. É possível afirmar que os modelos especificados em obras são: o sistema de concreto armado, sistema de concreto protendido, sistema de estruturas metálicas, sistema estrutural de madeira e sistema de alvenaria estrutural. Tendo em vista os parâmetros que norteiam um projetista pelo sistema estrutural de uma obra, o presente trabalho objetiva comparar, nos contextos técnico e econômico, vigas de madeira, metálicas e de concreto armado entre vãos estabelecidos de 3 (três) a 4 (quatro) metros de comprimento. Foi levado em consideração a fundamentação teórica normativa para o dimensionamento de vigas de madeira, metálicas e de concreto armado e também pesquisas nacionais sobre o tema. Consistiu-se o pré-dimensionamento da seção transversal das vigas através dos vãos adotados e posteriormente foi calculado a capacidade resistente ao momento fletor de cada viga, em seguida, seus custos. Para os custos foram levados em consideração orçamentos realizados dentro do mês de março de 2022. Através dos resultados foram apresentados gráficos comparativos de cada tipo de viga. Considerando apenas os dados obtidos do presente trabalho, as vigas em concreto armado se mostram até 29,7% mais viáveis em relação ao custo por capacidade resistente ao momento fletor.
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    INFLUÊNCIA DAS PROPRIEDADES DO SOLO, DO CONCRETO E DA GEOMETRIA NO DIMENSIONAMENTO DE MUROS DE ARRIMO EM CONCRETO ARMADO
    (Unicep, 2022-12-21) GERALDO, Daniel Rocha
    O muro de arrimo consiste em uma estrutura construída para promover a contenção de taludes e, consequentemente, evitar a erosão, restabelecer a segurança de um maciço de terra e até mesmo recuperar áreas degradadas ou em processo de degradação. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de diversas propriedades no dimensionamento de muros de arrimo de concreto armado, com formato “L”. Para tornar factível a análise das influências, foi construída uma planilha no software Microsoft Office Excel e realizou-se análises paramétricas da altura do muro, do peso específico do solo, do ângulo de atrito do solo, da resistência característica à compressão do concreto, da largura do muro e da espessura da laje da base. A análise da sensibilidade foi feita analisando os fatores de segurança ao tombamento e à translação, e também as áreas de aço no muro e na laje da base. Em suma, os parâmetros que provocaram maior influência no comportamento do muro de arrimo foram o peso específico e ângulo de atrito do solo. Assim, a realização de ensaios para conhecer as propriedades do solo é imprescindível para fundamentar a otimização do projeto em termos técnicos e econômicos. Especificamente quanto ao ângulo de atrito do solo, verifica-se uma forte correlação geral com as verificações de segurança e com o dimensionamento da área de aço. À medida que este parâmetro aumenta a área de aço é minimizada e a segurança, maximizada.
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    APLICAÇÃO DE FERRAMENTA PARA ANÁLISE DA MATURIDADE EM CONSTRUÇÃO ENXUTA EM DUAS CONSTRUTORAS DE SÃO CARLOS - SP
    (Unicep, 2022-12-21) SANTOS, Caroline Yumi Silva Ramos dos
    A globalização gerou uma alta competitividade em diversos setores, e com o ramo da Construção Civil não foi diferente. Por esse motivo, o setor passou por diversas mudanças significativas ao longo das décadas, visto que essas mudanças foram causadas especialmente pelo alto nível de exigência de seus clientes. Além disso, nota - se que para as empresas se manterem no mercado, é necessário que ela possua um sistema eficiente que a ajude em sua gerência. Para isso. as construtoras necessitam usar como estratégias a redução de custos e a eficiência em sua produção, evitando ao máximo as perdas e garantindo a excelência na qualidade de seusprodutos entregues. No Brasil, diversos estudos apontam que a má gestão gera diversos problemas para a empresa, que resultam em baixos níveis de qualidade e de eficiência na construção civil, de forma que a desorganização em seu canteiro, desperdícios e atrasos acabam se tornando rotineiros. Deste modo, a implantação da filosofia Lean Construction nas construtoras se torna uma grande aliada para otimizar seus processos, realizando a obra dentro do prazo e garantindo qualidade em seus produtos, eliminando desperdícios e utilizando a matéria-prima de maneira consciente. Este trabalho tem como objetivo avaliar a maturidade em Lean Construction em empresas situadas na cidade de São Carlos, por meio da aplicação da ferramenta proposta por Carvalho (2008), que consiste em um questionário dividido em seis etapas, onde cada etapa é destinada a um setor e grupo de especialistas de engenharia dentro da empresa de construção civil. Após, a aplicação do questionário, verificou-se que a filosofia Lean Construction está inserida nas construtoras, porém requer um maior nível de maturidade.
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    COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE FUNDAÇÕES COM SAPATAS E EM RADIER
    (Unicep, 2022-12-21) SILVA, Carlos Alberto Dias da; AGUIAR, Paulo Pereira
    A fundação é a base para qualquer tipo de superestrutura se manter estável ao longo de sua vida útil, transmitindo ao solo as cargas provindas das lajes, vigas e pilares. Há diferentes tipos de fundações, sendo divididas em fundações rasas e profundas. As fundações rasas são divididas em blocos, sapatas, radier e grelhas. Em estruturas de pequeno porte (residências e sobrados), comumente a solução do sistema de fundações restringe-se às sapatas ou radier. Com isso, o presente trabalho busca fornecer ao projetista dados sobre a influência da tensão admissível do solo, da classe do concreto e da arquitetura na escolha do tipo de fundação para edificações com baixas cargas. O objetivo é comparar, por meio de análises paramétricas, sistemas de fundação em sapatas com um sistema de fundação em radier. Os materiais e métodos utilizados neste estudo foram planilhas do Microsoft Office Excel e análises feitas no software AltoQi Eberick. Os resultados obtidos para sapatas mostraram que quanto maior a carga, maior o consumo de concreto e aço, de forma praticamente linear. Por sua vez, quanto maior a tensão admissível do solo, menor o consumo de concreto e aço, senda essa uma relação exponencial. Por fim, a resistência do concreto (fck) não exerceu influência considerável no consumo dos materiais. Para o radier, a simulação no software AltoQi Eberick demonstrou que este modelo de fundação consumiu duas vezes mais concreto e trinta vezes mais aço que a solução em sapatas. A conclusão geral deste estudo foi que, desconsiderando o impacto do tempo da construção, a fundação em sapatas isoladas se mostrou mais viável do que o radier considerando as recomendações das normas técnicas vigentes.
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    GERENCIAMENTO DE PROJETO EM OBRAS UTILIZANDO PAREDES DE CONCRETO
    (Unicep, 2021-12-21) SILVA, Vitória Alves Martins da
    No Brasil a evolução da construção civil e de pequeno porte, caminha lentamente e ainda é predominantemente artesanal e caracterizada pela baixa produtividade, Nessa busca por métodos construtivos que tenha maior produtividade e enfoque na racionalização dos processos de construção, é possível destacar o sistema construtivo denominado paredes de concreto moldadas in loco. Com o intuito de minimizar o déficit habitacional brasileiro, o Governo Federal lançou em 2009 o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) com a meta de construir um milhão de habitações, priorizando famílias com renda de até três salários mínimos, mas que também abrange famílias com renda de até sete salários mínimos. No entanto, para viabilizar tal programa, os empreendimentos necessitam ser executado com rapidez, economia e qualidade. Com o sistema implantado “Parede de Concreto” a eficácia desse método aumentou a produtividade na construção civil. No sistema, as paredes são executadas na espessura final, eliminando-se o reboco. A intenção de moldar in loco (no próprio lugar) é evitar o duplo trabalho, o que gera economia. Afinal, quando a moldagem é feita no local definitivo, evita-se uma série de gastos e mão de obra. Para elaboração desse trabalho, foi realizado um acompanhamento em uma obra que tem como desenvolvimento a parede de concreto. Conclui-se que o método e eficaz, e também que a Parede de Concreto gera menor impacto ao meio ambiente, por não produzir grandes quantidades de resíduos.
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    MÉTODO DE FECHAMENTO DE POLIGONAL DE APOIO DE LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO COM A UTILIZAÇÃO DE RECEPTOR DE SINAIS DE SATÉLITES
    (Unicep, 2021-12-21) KRAHENBUHL, Ricardo Di Dio
    Sempre que existe uma demanda para um levantamento topográfico, existe também o compromisso de representar a realidade do objeto a ser estudado, pois esse levantamento será a base para análises e projetos futuros, entretanto representação da realidade nunca é plena, pois há fatores como equipamentos, erros humanos, representações gráficas, que agregam erros em uma precisão, portanto quaisquer métodos aplicados sempre existirá um erro agregado em um levantamento topográfico. Em levantamentos topográficos realizados com a Estação Total, o processamento dos dados pelo método dos mínimos quadrados, previsto em norma, em que os erros permitidos são diluídos nos pontos, sem que você tenha certeza em qual das estações da poligonal de apoio realmente o erro se encontra, porém somando a tecnologia dos receptores de sinais de satélites o profissional saberá exatamente em qual estação o erro é maior dentro da sua poligonal de apoio, logo obtendo um resultado mais acurado em seu produto final. Esse trabalho consiste em analisar esse método de fechamento de poligonal de apoio, em que nos dias de hoje é vastamente utilizado no que se trata de levantamento planialtimétrico urbano; e apresentar a metodologia do método, suas vantagens e desvantagens, demonstração do método aplicado em um levantamento planialtimétrico georreferenciado realizado na Escola Estadual Benedito dos Santos Guerreiro no município de Dois Córregos - SP para Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do governo do estado de São Paulo.
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    ANÁLISE PARAMÉTRICA DA INFLUÊNCIA DA CLASSE DO CONCRETO, DA GEOMETRIA TRANSVERSAL E DA TAXA DE AÇO NA CAPACIDADE RESISTENTE DE ELEMENTOS EM CONCRETO ARMADO
    (Unicep, 2021-12-21) GERMANO, Nando Maia
    As estruturas de concreto armado estão presentes em praticamente todas as construções, mesmo que sejam constituídas por outro material em sua maior parte, pelo menos um dos elementos estruturais é em concreto armado. Considerando isso e a alta nos custos dos materiais de construção, é de extrema importância a sensibilidade do engenheiro no projeto em concreto armado quanto às variáveis de que ele depende, as quais são fundamentais para garantir um projeto eficiente. Assim o presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de análises paramétricas, a influência da resistência característica a compressão do concreto, a geometria da seção transversal e os carregamentos na capacidade resistente e na área de aço de pilares, vigas e lajes em concreto armado. A metodologia empregada foi a realização de análises paramétricas utilizando o Microsoft Office Excel. Foram analisados 38 casos para pilares, 43 casos para vigas e 41 casos para lajes maciças. Nos elementos submetidos predominantemente à flexão (lajes e vigas), a altura é o parâmetro que exerce mais influência no momento resistente e na área de aço. Por sua vez, a classe do concreto afetou pouco o momento resistente e a área de aço necessária. Além disso, a largura da viga mostrou certa sensibilidade no dimensionamento. Nas lajes, o engastamento dos bordos proporciona uma redução do momento positivo e da área de aço positiva, além de reduzir as deflexões da laje. Porém, ele acarreta em maior consumo de aço, visto que se faz necessária a armadura negativa. Logo, as vinculações devem ser avaliadas caso a caso. Quanto aos pilares, se o objetivo for diminuir a área de aço, há um limite até o qual aumentar o fck surte resultados. Por sua vez, se busca-se aumentar a capacidade resistente do pilar, deve-se trabalhar com concretos com maiores classes de resistência. Além disso, verificou-se que o comprimento destravado do pilar acarreta em significativas variações da área de aço de armadura longitudinal necessária
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    ESTUDO COMPARATIVO FINANCEIRO ENTRE OS SISTEMAS DE VEDAÇÃO EM ALVENARIA CERÂMICA CONVENCIONAL E PAREDES DE VEDAÇÃO DE EPS/ISOPOR
    (Unicep, 2021-12-21) FRAGALLI, Miguel Ceschi
    A tecnologia cada vez mais se torna algo de suma importância para produções efetivas e com bons resultados, em todos os cenários de projetos e trabalhos, não seria diferente na Construção Civil. Atualmente, são conhecidos diversos métodos construtivos possíveis para a construção de uma residência unifamiliar, mas, no que lhe concerne, são costumeiramente executadas com o método tradicional em alvenaria cerâmica comum. O objetivo do estudo é apresentar um comparativo entre os sistemas de vedação em alvenaria cerâmica convencional e paredes de vedação de EPS/Isopor aplicados em uma residência unifamiliar. Dentro desse contexto, foi desenvolvido uma planta baixa de uma casa simples, além de todo levantamento de serviços com quantitativo e valores indexados em tabelas de custo de órgãos públicos para comparar dois métodos construtivos, o tradicional de alvenaria cerâmica com o mais tecnológico em EPS. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados métodos de comparação de custo e tempo de obra entre esses dois métodos, sendo discutidas questões do porque o método de alvenaria cerâmica é bem mais difundido do que outros mais tecnológicos, menos custoso e mais eficiente. Com esse estudo, constatou-se que atualmente, considerando os valores por serviço estimado pelos órgãos públicos, o método da residência em Isopor é mais eficiente que o método tradicional em alvenaria cerâmica, ponderando certas questões discutidas nos resultados. Observou-se que a residência em EPS possui um custo de 5,78% mais em eficiente financeiramente ao comparar com o método de bloco cerâmico, além da eficiência de tempo de construção, onde foi obtida um ganho de eficiência de 40%, que é obtido justamente pela maneira em que os métodos são executados, onde o método em bloco possui muito mais serviços de elementos estruturais, possui o assentamento bloco por bloco, diferente acontece no método de EPS, onde são amarradas divisórias inteiras de 1,20m x 2,40m. Além da comparação dos custos finais comentados, foi possível fazer uma comparação de quais itens e fases da construção em que foram obtidas maiores discrepâncias de valores financeiros e discutir o motivo pelas grandes diferenças. Além disso, o trabalho foi também desenvolvido para fomentar a construção voltada para métodos construtivos mais eficientes, em especifico ao EPS, ver que muitas vezes, o desconhecido é mais eficiente, mais barato e mais rápido, sem perder potencial de resistência para a construção.
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    A IMPORTÂNCIA DE UM BOM QC DURANTE A ETAPA DE CONSTRUÇÃO
    (Unicep, 2021-12-21) SONEGO, Marlon de Araujo
    Só quem constrói sabe o quanto é difícil a variação de preços e a insegurança na hora de realizar uma compra de insumos e material. Quem atua na área de compras, precisa saber lidar com a variação de preços, porém com a utilização de ferramentas para auxiliar e gerenciar essas ações e o conhecimento da cadeia de distribuição, é possível conseguir uma boa resposta, mantendo segurança e qualidade, sem abrir mão de fundos ou tempo através das ferramentas de gerenciamento.
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    ALTERNATIVAS DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E REÚSO DE ÁGUAS CINZAS EM RESIDÊNCIAS
    (Unicep, 2021-12-21) NAZÁRIO, Marcos
    O crescimento da população mundial somado ao crescimento das indústrias tem aumentado excessivamente a demanda de água potável no planeta. A grande necessidade de suprir a escassez de água no mundo tem levado profissionais da área de saneamento, recursos hídricos e meio ambiente ao estudo de novas técnicas, projetos e implementações. Com essa finalidade o reúso de água vem a ser uma alternativa possível de econômica, viável e prática para ajudar na escassez hídrica, para diminuir a utilização de recursos hídricos naturais e proporcionar um gerenciamento melhor da água utilizada, nesse sentido o presente trabalho vem apresentar possibilidades de conservação, reúso e reciclagem da água não potável em edificações e a importância da utilização adequada dessas técnicas de gerenciamento da água. Assim, algumas possibilidades de alternativas de reúso são apresentadas para ajudar no processo de sustentabilidade, mesmo em fases experimentais. Busca-se refletir a importância de que medidas legais possam ser implementadas e normas específicas devam ser elaboradas para a temática do reúso de água.
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    ANÁLISE DE PROJETO DE SANEAMENTO BÁSICO E A POSSIBILIDADE DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS BIM: ESTUDO DE CASO DE PORTO FELIZ/SP
    (Unicep, 2021-12-21) DECINA, Thiago Galvão Tiradentes; CUBERO, Luis Fernando
    Os mananciais de água são fundamentais para que possamos ter uma boa qualidade de vida. Por meio deles, conseguimos água para beber e utilizar nas nossas principais atividades diárias. Por servirem como fontes de água doce no Brasil, precisam ser preservados, já que esse bem é escasso e, apesar de renovável, corre o risco de acabar. No entanto, muitos deles se tornam poluídos, gerando impactos ambientais para todo o ecossistema daquele rio ou lago. Isso acontece em função de despejos de esgotos sem o devido tratamento, gerados pelas atividades humanas. A falta de investimentos em saneamento básico colocou o Brasil em uma situação crítica com relação a esse tema, com mais da metade do esgoto gerado pela população sem tratamento adequado. O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico que tem como objetivo acelerar o processo de purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada. A origem dessa água poluída (efluente) se dá através da rede de esgoto proveniente de residências, comércios e indústrias. As unidades de tratamento são conhecidas como ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde o efluente passa por vários tipos de tratamento. Levando em conta o cenário apresentado, tecnologias de modelagem como BIM (Building Information Modeling), quando aplicadas em ETEs, podem ser o diferencial para reverter o quadro atual do saneamento no país
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    ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE OBRAS: ESTUDO DE CASO, RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR SITUADA EM SÃO CARLOS
    (Unicep, 2021-12-21) GADOLFINI, Leonardo Cesar das Dores
    Na construção civil, para executar uma construção de uma residência é fundamental ter um planejamento de obra, para prever riscos e imprevistos no decorrer da construção. Apesar de ser muito importante utilizar os métodos de planejamento de obras, na maioria das construções de pequeno porte não é usual, com isso na maioria dos casos que não possuem planejamento, os prejuízos são notórios. Entendendo a necessidade da aplicação dos métodos de planejamento de obras, houve a oportunidade de aplicar na prática os conceitos de caminho crítico e gráfico de GANTT. Acompanhando frequentemente as etapas de execução da obra, foi possível observar imprevistos e quais foram os motivos deles acontecerem e também a melhor forma de sanar esses problemas. Com tudo, a aplicação dos métodos de planejamento foi muito eficiente para essa pesquisa, alcançando o resultado esperado
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    Comparação a resistência mecânica do concreto desenvolvido a partir da incorporação de diferentes teores de fibra de polipropileno
    (Unicep, 2021-12-21) GAVA, Jocimar Cesar
    O foco do estudo foi o comportamento do concreto com a adição de fibras poliméricas, e busca aprimorar os conhecimentos de uso de materiais na construção civil. Suas Vantagens em relação ao concreto convencional, que dentre as principais está o aumento na resistência mecânica de tração e no controle de uma das maiores patologias desse material a fissuração. A importância do estudo da fibra de polipropileno com experimentos em laboratório permite observar o comportamento do material dentro do concreto convencional. É feito um estudo da influência da fibra com vários teores de fibra (2,5 kg/m³; 3,5 kg/m³; 4,5 kg/m³ e 5,5 kg/m³, apresentando a moldagem, confecção e verificação dos resultados, comparando os mesmos entre si. No total foram 4 traços para o plano experimental. o concreto utilizado para a fabricação dos corpos de prova tem uma resistência a compressão de 30MPa, totalizando 40 corpos de prova prismático e 16 corpos de prova cilíndrico (10X20 CM) e 24 corpos de prova cilíndrico (15 x 15 cm). Os resultados foram obtidos através de realização dos seguintes ensaios: Slump Test, tração na flexão, duplo punsionamento e compressão apresentados em forma de gráficos e planilha para uma melhor visualização. Com os quais observa-se que a fibra reduz a trabalhabilidade do concreto sendo necessário a adição de aditivos plastificantes.
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    ANÁLISE DO NÍVEL DE SERVIÇO DE INTERSEÇÃO DE RISCO: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO CARLOS - SP
    (Unicep, 2021-12-21) NORONHA, Guilherme Afonso de
    Graças ao crescimento acelerado de muitas cidades, em especial às médias e grandes, solucionar os conflitos do trânsito tornou-se um dos maiores desafios para a engenharia de tráfego nos últimos anos. O crescimento constante da quantidade de veículos nas vias urbanas requer estudos voltados ao planejamento urbano para auferir qualidade e segurança, de forma que supram as atuais e futuras necessidades da população. Desta forma, analisando o município de São Carlos / SP, o crescimento foi extremamente significativo, principalmente nas vias centrais da cidade, resultando assim na elevação dos congestionamentos, aumento nos tempos de viagem, crescimento nos índices de acidentes de trânsito, assim como outros impactos que acabam por comprometer a qualidade de vida e segurança da população. Com isso, o presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar o nível de serviço de uma interseção da cidade, assim como propor melhorias a ela. Para isso foi efetuado estudo de caso, coleta de dados no local e aplicados métodos propostos descritos no Projeto de Interseções do DNIT (2005), trazendo como situação atual, uma interseção com níveis de serviço tipo “D”, ou seja, de condição ruim e elevando a mesma para nível de excelência “A” com base nas medidas propostas e suas viabilidades: rótula moderna ou semáforos.
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    ANÁLISE DE DESVIOS COMPORTAMENTAIS COM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
    (Unicep, 2021-12-21) LARANJO, Gabriel Silva
    Com um expressivo número de acidentes de trabalho na indústria da construção civil, as empresas do segmento tem observado que a segurança do trabalho precisam ser critérios avaliativos em seus indicadores e resultados e que os altos números de acidentes e incidentes causam impactos financeiros diretos e indiretos, em custos com impostos, atraso na entrega das obras, dificuldade na atração de novos profissionais e clientes que observam com negatividade empesas que tiveram acidentes de alta gravidade, quando essas notícias circulam nos canais de comunicação. Esta pesquisa buscou a apresentação dos dados e de como os indicadores proativos podem e devem ser analisados, organizados e melhorados continuamente, buscando a participação de todos os trabalhadores, que estão expostos ou não aos riscos de alto potencial, para redução dos acidentes com foco no controle e análise comportamental. As práticas de segurança e saúde do trabalho com foco no desvio e análise comportamental quando bem aplicadas nos canteiros de obra, resultam em ótimos benefícios, como a redução da taxa de frequência e coeficiente de gravidade, redução de despesas, aumento da lucratividade, redução de perdas, como apresentado na pesquisa com as empresas envolvidas, que tiveram essa melhora após implantação consolidada de esforços proativos.
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    TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO EM SÃO CARLOS: MODAL ATUAL X TRONCO-ALIMENTADO
    (Unicep, 2021-12-21) CARVALHO, Fernando Henrique da Silva
    Este trabalho apresenta os modais de transporte radial composto em sua maioria por linhas diametrais e modal tronco-alimentado, onde se faz uma análise de qual sistema seria mais efetivo para o município de São Carlos. O Sistema de transporte de São Carlos está operando o mesmo modelo de transporte há mais de trinta anos, sem que fosse feito nenhuma alteração significativa, tornando o modelo obsoleto e pouco atrativo para os usuários. O modal tronco-alimentado se mostra mais adequado pois é possível alterar trajetos, proporcionar um melhor aproveitamento do tempo dos usuários, bem como racionalizar a frota de acordo com a demanda de passageiros. Ao longo do estudo foi levantado que sessenta e oitos por cento das linhas são diametrais tornando o sistema de linhas travadas sem a possibilidade de uma melhor flexibilização em seus itinerários. O ganho de tempo em comparação entre modais foi de oito minutos, desconsiderando o tempo de espera. Mesmo com um ganho baixo de tempo, com o sistema tronco-alimentado é possível realizar melhoras e otimizar localmente, de forma pontual, trazendo mais gerência o sistema de transporte, consequentemente melhorando esse tempo e reduzindo o tempo de espera entre uma linha e outra.
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    MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS METÁLICAS
    (Unicep, 2021-12-21) ALBERGUINI, Fábio Lourenço
    O presente trabalho aborda como uma revisão bibliográfica, sendo realizada por meio de uma análise crítica, tendo como fonte de pesquisa uma variedade literária pertinente à temática em estudo, tais como: consultas a sites relacionados ao tema, artigos científicos, publicações e periódicos, no intuito de buscar um referencial teórico e prático sobre patologia em estruturas metálicas. As manifestações patológicas são comuns na construção civil, causando transtorno e prejuízo financeiro aos proprietários. Nota-se que durante a pesquisa é possível observar que as manifestações patológicas ocorrem por vários fatores, podendo causar danos nas diversas áreas da edificação, gerando prejuízos financeiros, estruturais e à saúde dos residentes. Para cada tipo de anomalia deve-se ter um diagnóstico específico, sendo necessário um levantamento de informações sobre as possíveis causas e, assim, poder sanar o problema da melhor forma possível. Conclui-se neste trabalho que para diminuir as manifestações patológicas são necessários projetos com bom detalhamento e interação direta com a parte de fabricação, montagem e manutenção preventiva.
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    UTILIZAÇÃO DE RCC PARA A CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO EM SÃO CARLOS/SP E ARARAQUARA/SP
    (Unicep, 2021-12-21) SANTOS , Diego Augusto Gomes dos; CRNKOVIC NETO, Pedro Ferdinando
    Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o reaproveitamento dos resíduos da construção civil (RCC) gerados nas cidades de São Carlos/SP e Araraquara/SP na construção de habitações de interesse social. Para tanto, foi realizada pesquisa para conhecer a quantidade de RCC gerado em cada município. Na sequência, a partir de metodologia previamente definida, foi possível determinar que, com a quantidade de RCC gerado diariamente em São Carlos/SP é possível construir 50 habitações de interesse social e 44 unidades em Araraquara/SP. Assim, é possível diminuir o déficit habitacional e salvaguardar o meio ambiente.