YOGA NA PARALISIA CEREBRAL
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Data
2019-12-21
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Unicep
Resumo
Neste trabalho foi realizada uma intervenção de terapia de Yoga em duas participantes de 4 e 8 anos com Paralisia Cerebral (PC), durante o período de 9 meses, associado a revisão de literatura. A PC é uma encefalopatia causada por uma lesão não progressiva que acomete primariamente as funções e estruturas musculoesqueléticas de várias formas distintas como resultado dos danos ao cérebro, afetando o desempenho funcional. O Yoga é uma atividade originária da Índia, que pode ajudar as pessoas a terem mais benefícios para a saúde com a sua prática, proporciona o aumento da flexibilidade e a força dos músculos; correção postural; estímulo da circulação sanguínea; aumento da concentração e do equilíbrio emocional; melhora da capacidade imunológica; melhorando também a coordenação motora. Utilizam-se na prática os exercícios respiratórios que equilibram a energia orgânica; exercitando a capacidade funcional respiratória, as posturas físicas de alongamento, equilíbrio e força isométrica submáxima, denominadas de asanas. A prática do Yoga para crianças especiais irá explorar suas necessidades, adaptando-se e adequando-se às diferentes situações onde irão utilizar nas suas ações diárias, auxiliando na percepção espacial, de força, do equilíbrio e foco. Existem muitos benefícios da terapia de Yoga para as crianças com qualquer nível de PC de leve a grave, sabemos que o corpo necessita de movimentos para regular nosso sistema nervoso e as estratégias calmantes evolvendo a respiração profunda nos ajuda a reduzir a ansiedade, além de trazer força e flexibilidade física. O objetivo do presente estudo consiste em relatar as alterações observadas nas participantes durante o período de intervenção, quanto à atenção, consciência corporal; amplitude de movimento; equilíbrio; percepção espacial; mobilidade toracoabdominal e força muscular respiratória. As terapias com Yoga eram realizadas individualmente e tinham duração de 60 minutos, uma vez por semana durante 9 meses, realizando 10 posturas (asanas) sequenciais cada sessão, com o objetivo de permanência em cada uma de 60 segundos. Para mensurar a mobilidade torácica foi utilizada a cirtometria e para a análise de força muscular respiratória, utilizou-se o manovacuometro. Foram observados muitos benefícios fisiológicos do Yoga como uma intervenção de exercícios para crianças com PC, explorando harmonicamente o corpo e a mente para uma melhor qualidade de vida.
Descrição
In this study, a Yoga therapy intervention was performed in two participants aged 4 and 8 years with Cerebral Palsy (CP), during a period of 9 months, associated with a literature review. CP is an encephalopathy caused by a non-progressive lesion that primarily affects musculoskeletal functions and structures in many diferente ways as a resulto f damage to the brain, affecting functinal performance. Yoga is na activity originating from India that can help people get more health benefits with their practice, provides increase of flexibility and muscle strength; postural correction; stimulation of blood circulation; increase of concentration and emotional balance; improvement of immune capacity; also improving motor coordination. Breathing exercises that balance the organic energy are used in practice; exercising the respiratory functional capacity, the physical postures of stretching, balance and submaximal isometric force, called asanas. The practice of Yoga for special children will explore their needs, adapting to the different situations where they will use in their daily actions, aiding in spatial perception, stregth, balance and focus. There are many benefits of Yoga therapy for children with any level of mind to severe CP, we know that the body needs movement to regulate our nervous system and soothing strategies involving deep breathing help us reduce anxiety and bring about anxiety, strength and physical flexibility. The aim of the presente study is to report the changes observed in the participants during the intervention period, regarding attention, body awareness; range of motion; balance; spatial perception; thoracoabdominal mobility and respiratory muscle strength. Yoga therapies were performed individually and lasted 60 minutes once a week for 9 months, performing 10 sequential postures (asanas) each session, with the aim of remaining in each 60 seconds. To measure thoracic mobility, cirtometry was used and for the analysis of respiratory muscle strength, the manovacuometer was used. Many phisiological benefits of Yoga have been observed as na axercise intervention for children with CP, harmoniously exploring body and mind for a better quality of life.