A VIABILIDADE DA TERAPIA ROBÓTICA COM ÊNFASE NO TORNOZELO PARA INDIVÍDUOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON

Data
2020-12-21
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Editor
Unicep
Resumo
Hipótese: A hipótese do estudo é que o protocolo é viável para ser aplicado para pacientes portadores de Parkinson e que a sessão do protocolo influencia o desempenho funcional da marcha observados pelos testes de 10 metros e o TUG e suas variações. Desenho: Estudo piloto transversal descritivo. Objetivo: Verificar a viabilidade do uso da terapia robótica com o exoesqueleto Anklebot® em indivíduos portadores da Doença de Parkinson. Métodos: Uma amostra de participantes hemiparéticos com diagnostico de Parkinson com um amostral de 8 pacientes. Foram mensurados o desempenho funcional da marcha por meio de testes e escalas específicos, entre elas o Teste de Caminhada de 10 metros, TUG e suas variações e Teste de Obstáculo, os Escores dos Jogos e os níveis de motivação por meio do questionário de Motivação Intrínseca. Para a análise estatística, foram aplicados Teste T de Student Pareado para comparação das avaliações pré e pós Terapia Robótica. O teste de Pearson foi utilizado para o cálculo das correlações. Foi considerado o nível de significância de 0.05, com um intervalo de confiança (IC) de 95% para todos os testes. Resultados: O desempenho satisfatório dos voluntários durante o jogo, sendo a taxa de acertos maior que 70 por cento. Além disso, os pacientes apresentaram níveis de interesse e valor relacionados à terapia robótica. Os dominios interesse/prazer (p=0,025; R=0,82) e valor/utilidade (p=0,012, R=0,87) da Escala de Motivação Intrinseca apresentaram fortes correlações com o score do jogo 2. Nossos resultados demonstram que os pacientes estavam mais ágeis durante a marcha, conforme os testes de obstáculo (p=0,03; F=0,2) e o teste de caminhada de 10 metros (p=0,02; F=0,7). Em relação as variações do TUG, não houve diferença significativa para o teste simples e para tarefa de cognição, porém o TUG associado a tarefa motora mostrou-se mais sensível que os outros (p=0.05; F=0,06). Conclusão: A terapia robótica do tornozelo associada ao vídeo game mostraram-se viáveis na reabilitação de indivíduos portadores da Doença de Parkinson. Foi possível observar melhora no desempenho durante a marcha, considerando a velocidade e estratégias de equilíbrio ao ultrapassar um obstáculo. Além disso, o jogo mostrou-se adequado para os níveis cognitivos, depressão e interesse dos indivíduos, quando consideramos as porcentagens de acertos durante o jogo. Ainda, o jogo foi capaz de promover motivação
Descrição
Hypothesis: The study´s hypothesis stablishes that the protocol is feasible to be applied to patients with Parkinson’s Disease and the protocol session influences the gait functional performance observed by the 10 m tests, the TUG e its variations. Drawing: Transversal descriptive pilot study. Objective: verify the viability of the robotic therapy utilization together with the Anklebot exoskeleton in individuals with Parkinson’s disease, before and after a protocol training session. The functional performance as well this individual’s motivation shall be measured. Methods: A hemiparethic participants sample with Parkinson’s disease diagnose with a 8 patients sample. Results: The present study shows satisfactory performance of the voluntaries during the game. Besides, the motivation questionary results revealed the patients presented interest and pleasure to fulfill the task proposed. The interest/pleasure domains (p=0.025; R=0.82) and value/utility (p=0.012; R=0.87) of the Motivation Intrinsic Scale presented strong correlations with the game 2 score (watermelon). Considering the second hypothesis, that the protocol session influences gait’s functional performance observed by the 10 m, the TUG and its variations can also be accepted. The results demonstrated that the patients presented improved agility during the gait, according to the obstacle tests (p=0.03; F=0.2) and the 10 m walking test (p=0.02; F=0.7). In relation to the TUG variations no significative difference for the simple test and the cognitive task were observed, however the TUG associated with the motor task presented more sensitive that the other (p=0.05; F=0.06). Conclusion: It could be observed that robotic therapy of ankle associated with videogame are viable for the individuals with Parkinson’s disease rehabilitation. It was possible to observe an improved performance during the gait considering speed and equilibrium strategies when an obstacle was overcome. Besides, the game is adequate for the cognitive levels, depression, and the individual’s interest, when the hit percentage during the game is considered. Besides, the game was capable to promote motivation.
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