AS ALTERAÇÕES SENSORIAIS DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL INFLUENCIANDO A MOBILIDADE, AUTOCUIDADOS E FUNÇÃO SOCIAL
Data
2023-6-21
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Editor
Unicep
Resumo
A Paralisia Cerebral é o resultado de uma lesão não progressiva no Sistema Nervoso Central ocorrida na infância, que apresenta distúrbios no movimento, postura, equilíbrio e coordenação com presença ou não de movimentos involuntários dependendo do local lesionado. O evento causador da lesão pode acontecer no período pré, peri ou pós natal. Constatam-se também distúrbios sensoriais que podem interferir na forma como a criança recebe, memoriza e adapta-se aos estímulos do ambiente e, portanto, em suas respostas e desenvolvimento. Objetivo: o objetivo deste trabalho foi entrevistar os responsáveis de crianças com paralisia cerebral, utilizando os instrumentos Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade e Perfil Sensorial, e relacionar a presença de sinais de disfunções sensoriais nos sistemas tátil, proprioceptivo, vestibular, visual e auditivo com seus desempenhos na função social, nos autocuidados e na mobilidade. Material e métodos: Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória de campo. Foram convidados a participar sete responsáveis de crianças com diagnóstico de paralisia cerebral, atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia do UNICEP, no período de Agosto a Dezembro de 2022. As entrevistas foram realizadas unicamente pela pesquisadora. Resultados: Todos os participantes tiveram deficiência sensorial clara quanto aos itens Sensibilidade tátil, Baixa energia, Baixa responsividade/procura de sensações, Sensibilidade ao movimento, Sensibilidade gosto/olfato e Filtro auditivo. Em relação à deficiência provável houve alteração em todos os itens, com exceção do item Baixa energia, onde todos os participantes apresentaram deficiência clara. Na aplicação do teste de Spearman para correlação entre os itens que apresentaram deficiência Clara e as alterações de Autocuidados, Mobilidade e Função Social, obteve-se r=1, p<0,0001, mostrando a forte relação das variáveis testadas. Considerações Finais: As disfunções sensoriais em crianças com paralisia cerebral interferem no planejamento e aprendizado motor, resultando em disfunções motoras e danos funcionais em áreas como Autocuidados, Mobilidade e Função Social. O presente estudo pôde facilitar o entendimento da relação entre a presença de disfunções sensoriais com o desempenho motor e poderá colaborar com orientações a tratamentos que abordem aspectos sensoriais e motores
Descrição
Cerebral Palsy is the result of a non-progressive lesion in the Central Nervous System that occurred in childhood, which presents disturbances in movement, posture, balance and coordination with the presence or absence of involuntary movements depending on the injured site. The event causing the injury may occur in the pre, peri or post natal period. There are also sensory disorders that can interfere with the way the child receives, memorizes and adapts to environmental stimuli and, therefore, in their responses and development. Objective: the objective of this study was to interview the guardians of children with cerebral palsy, using the Inventory of Pediatric Assessment of Disability and Sensory Profile instruments, and to relate the presence of signs of sensory dysfunction in the systems tactile, proprioceptive, vestibular, visual and auditory with their performances in social function, self-care and mobility. Material and methods: This was a quantitative, exploratory field research. Seven guardians of children diagnosed with cerebral palsy, treated at UNICEP's Clínica Escola de Fisioterapia, from August to December 2022, were invited to participate. The interviews were conducted solely by the researcher. Results: All participants had a clear sensory impairment in terms of tactile sensitivity, low energy, low responsiveness/sensation seeking, sensitivity to movement, taste/smell sensitivity, and auditory filter. Regarding probable disability, there were changes in all items, with the exception of the item Low energy, where all participants had a clear disability. In the application of the Spearman test for the correlation of the items that presented Clear deficiency and the changes in Mobility, Self-care and Social Function, R=1, p<0.0001 was obtained, showing the strong relationship of the variables tested. Final Considerations: Sensory dysfunctions in children with cerebral palsy interfere with planning and motor learning, resulting in motor dysfunctions and functional damage in areas such as self-care, mobility and social function. The present study could facilitate the understanding of the relationship between the presence of sensory dysfunctions and motor performance and could collaborate with guidelines for treatments that address sensory and motor aspects