VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO CONSTRUÍDO PARA A ÁREA DE FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA DE SÃO CARLOS
Data
2023-12-21
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Editor
Unicep
Resumo
As lesões neurológicas podem acarretar disfunções motoras, musculoesqueléticas, sensoriais, cognitivas e em outros sistemas corporais. A avaliação do paciente neurológico é complexa. Todos os sistemas corporais e o ambiente em que a criança está inserida precisam ser avaliados para que se possa construir plano de tratamento adequado. Esta pesquisa teve como objetivo validar protocolo de avaliação com visão biopsicossocial para o paciente de neuropediatria, proposto à área de neuropediatria, do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista da cidade de São Carlos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, validação de material pedagógico. O teste estatístico Mann Whitney foi aplicado para verificar se houve significância estatística em relação às respostas consideradas negativas e as positivas. Houve maior porcentagem de respostas positivas quanto ao material de apoio e ficha avaliativa, com significância estatística, p=0,02. Em relação à análise qualitativa, três participantes colaboraram com sugestões para o material. Três categorias de ideias foram elaboradas a partir das sugestões das participantes: C1 - Sugestão de Inclusão de testes específicos validados, C2 – Dar relevância aos itens de atividade e participação e C3 – Inclusão de equipe multiprofissional para os atendimentos de TEA. Para C1 e C2 o material construído contemplou estas sugestões. Para C3 houve concordância com a sugestão de uma equipe multiprofissional, porém foram apontadas as barreiras observadas à implantação. Nas considerações finais entendeu-se que há necessidade de um protocolo de avaliação amplo na neuropediatria, bem como, é necessário introduzir na graduação um material que direcione o aluno nesta área complexa. Sugere-se que mais pesquisas engrandeçam os materiais avaliativos trazendo evidências para a prática clínica.
Descrição
Neurological injuries can lead to motor, musculoskeletal, sensory, cognitive and other bodily systems dysfunctions. The assessment of neurological patients is complex. All body systems and the environment in which the child is inserted need to be evaluated so that an appropriate treatment plan can be created. This research aimed to validate an assessment protocol with a biopsychosocial vision for neuropediatrics patients, proposed to the neuropediatrics area, of the Physiotherapy course at the Centro Universitário Central Paulista in the city of São Carlos. This is qualitative and quantitative research, validation of pedagogical material. The Mann Whitney statistical test was applied to verify whether there was statistical significance in relation to responses considered negative and positive. There was a higher percentage of positive responses regarding the support material and evaluation form, with statistical significance, p=0.02. Regarding the qualitative analysis, three participants collaborated with suggestions for the material. Three categories of ideas were developed based on the participants' suggestions: C1 - Suggestion for the inclusion of specific validated tests, C2 - Giving relevance to activity and participation items and C3 - Inclusion of a multidisciplinary team for ASD care. For C1 and C2, the constructed material included these suggestions. For C3, there was agreement with the suggestion of a multidisciplinary team, but the barriers observed to implementation were highlighted. In the final considerations, it was understood that there is a need for a broad assessment protocol in neuropediatrics, as well as, it is necessary to introduce material during graduation that directs the student in this complex area. It is suggested that further research enhances evaluation materials by bringing evidence to clinical practice.