AS CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O DESENVOLVIMENTO GERAL E AS EMOÇÕES DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Data
2023-12-21
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unicep
Resumo
Este trabalho teve por objetivo apresentar uma análise das concepções sobre o desenvolvimento geral e as emoções em crianças de 0 a 6 anos segundo Piaget, Vygotsky e Wallon. Buscou-se analisar essas teorias sobre desenvolvimento, investigar como as crianças aprendem a reconhecer e expressar emoções e explorar como ocorre o desenvolvimento emocional e cognitivo em crianças de 0 a 6 anos de acordo com essas três linhas teóricas a partir de uma revisão bibliográfica. Obteve-se como resultados encontrou-se: que o desenvolvimento emocional está ligado ao desenvolvimento cognitivo, à interação social e a interconexão entre os aspectos motores, afetivos e cognitivos; apresentam estágios ou fases que constituem o desenvolvimento ao longo da vida; cada teoria traz uma perspectiva única para a compressão desses processos; todas identificam a articulação entre os diferentes aspectos do desenvolvimento; as três linhas teóricas enfatizam a importância e influência do meio social e cultural no desenvolvimento; reconhecem que a criança tem um papel ativo em seu próprio desenvolvimento; são perspectivas únicas e destacam diferentes aspectos em relação ao entendimento sobre desenvolvimento infantil, papel da linguagem, desenvolvimento emocional e influência no meio social. Ao relacionar essas teorias com o contexto atual da educação por meio da BNCC, esta propõe que as aprendizagens escolares estejam alinhadas com o desenvolvimento de competências gerais, integrando-as ao ambiente pedagógico e aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Para promover o desenvolvimento da inteligência emocional, destacou-se algumas atividades que podem ser realizadas para trabalhar as emoções dentro do ambiente pedagógico
Descrição
The aim of this work was to present an analysis of the conceptions of general development and emotions in children aged 0 to 6 according to Piaget, Vygotsky and Wallon. It sought to analyze these theories of development, investigate how children learn to recognize and express emotions and explore how emotional and cognitive development occurs in children aged 0 to 6 according to these three theoretical lines based on a literature review. The results were as follows: that emotional development is linked to cognitive development, social interaction and the interconnection between motor, affective and cognitive aspects; they present stages or phases that constitute development throughout life; each theory brings a unique perspective to the compression of these processes; they all identify the articulation between the different aspects of development; the three theoretical lines emphasize the importance and influence of the social and cultural environment on development; they recognize that the child has an active role in their own development; they are unique perspectives and highlight different aspects in relation to understanding child development, the role of language, emotional development and the influence of the social environment. By relating these theories to the current context of education through the BNCC, it proposes that school learning be aligned with the development of general competencies, integrating them into the pedagogical environment
Palavras-chave
Citação