TCCs - Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCCs - Engenharia Civil por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 58
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ANÁLISE, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE UMA COBERTURA PÊNSIL COMPOSTA POR CABOS LIVREMENTE SUSPENSOS(Unicep, 2019-12-21) OPINI, Matheus; GLAVOCIC, Pedro Anibal de Almeida PradoO uso de estruturas pênseis remonta à antiguidade. O ser humano, desde os primórdios, em decorrência de uma necessidade básica, busca abrigo e proteção. A utilização deste tipo de estrutura, seja em decorrência da necessidade ou arquitetônicos, foi caindo em desuso com o avanço tecnológico e descoberta de outos métodos estruturais/construtivos. Na execução deste trabalho, vislumbrou-se, como fim tangível, a concepção arquitetônica, cálculo e instrução executiva de um edifício elaborado com cobertura pênsil. Contrapondo os contras desse tipo de estrutura este trabalho visa a concepção e execução de uma estrutura com fins comerciais, mantendo o apelo arquitetônico, utilizando um método capaz de vencer grandes vãos com um reduzido consumo de material.Item REABILITAÇÃO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL A PARTIR DE ANÁLISE SUBJETIVA DO TRECHO DA RODOVIA SP 197 DR. AMÉRICO PIVA(Unicep, 2019-12-21) GAONA, João Victor Raphaeli; CARRARA, StefanoO objeto deste trabalho é um trecho do Km 13 da Rodovia Dr. Américo Piva SP- 197, que liga duas cidades do interior de São Paulo, Brotas e Torrinha, localizadas a oeste do Estado. A largura total com os acostamentos possui 10 metros. Esta rodovia está sob jurisdição estadual e não conta com faixas duplicadas. A importância da conservação desta rodovia deve-se ao fato de que boa parte da população de Brotas e Torrinha utiliza a via diariamente, bem como viajantes e veículos pesados, visto que ônibus e caminhões trafegam diariamente na via em razão da existência de uma usina sucroalcooleira. A metodologia empregada neste trabalho foi a realização de uma análise subjetiva do trecho do km 13 da rodovia SP-197 Dr. Américo Piva, afim de abordar as possíveis técnicas de reabilitação do pavimento. Foi realizada a coleta de imagens através de análise subjetiva, da qual consiste em levantamento fotográfico trecho a trecho, conforme descrito no tópico 3.2 “métodos”. Este levantamento permitiu observar o estado de conservação da via trecho a trecho, os defeitos predominantes e as causas dos mesmos. Então, o trecho estudado necessita ser reabilitado a partir dessas modalidades, visando um novo ciclo de vida útil do pavimento, e a partir de então, é de extrema importância que exista manutenção preventiva, a fim de evitar aparecimento de novos problemas e reduzir os gastos dos investimentos com obras de novas reabilitaçõesItem ANÁLISE DE SISTEMAS ESTRUTURAIS E CONSTRUTIVOS EM MADEIRA LAMELAR COLADA - MLC E MADEIRA LAMELAR CRUZADA - CLT(Unicep, 2019-12-21) PAVANELLI, Ana Raquel; GOMES, Franciele Wedja da SilvaTendo em vista a crescente variedade de produtos oriundos da madeira a serem empregados na construção civil, destacamos neste trabalho a utilização e procura tanto da madeira lamelar cruzada ou cross laminated timber (CLT) quanto da madeira lamelada colada (MLC), visando ressaltar a sua proeminência e acrescentar aspectos construtivos e arquitetônicos, bem como diferenciar os dois tipos de sobreposições de madeiras. Neste estudo avaliou-se o comportamento e a utilização da CLT e da MLC, descrevendo as suas fabricações e ilustrando suas qualidades utilizando-se de edifícios em que as mesmas foram empregadas. Foi desenvolvida uma análise estrutural servindo como base o Estudo de Caso que tem como programa funcional um Espaço Multiuso, estruturalmente este projeto é definido por vigas e pilares em MCL e, painéis de fechamentos/vedos e lajes, no caso, em CLT.Item ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR(Unicep, 2019-12-21) SOUSA, Renan ReisAtualmente, a conscientização sobre a limitação do uso de água potável vem aumentando e se difundindo em toda a sociedade. Pontos pertinentes a importância da preservação dos recursos hídricos, ganham cada dia maior destaque na mídia televisiva e principalmente nas mídias sociais. Porém, a utilização de tecnologias de aproveitamento de águas pluviais no Brasil ainda é muito baixa em relação ao grande potencial hidríco do país, principalmente nas regiões sul, sudeste e norte, que possuem períodos de chuvas praticamente o ano todo. Existem técnicas de aproveitamento de águas pluviais das mais diferentes escalas, valores e níveis de automação, todas são soluções sustentáveis que contribuem para uso racional da água, preservando os recursos hídricos para as futuras gerações. O presente trabalho desenvolvido tem por objetivo elaborar um projeto de implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais para uso não potável em uma residência unifamiliar, analisando sua viabilidade técnico-econômica, definindo todo o processo de captação, pré-tratamento e armazenamento, para utilização na irrigação de jardins, lavagem de áreas externas, veículos e roupas, além da descarga nos vasos sanitários, onde o consumo de água é relevante. O método de pesquisa foi baseado em um estudo de caso desenvolvido na cidade de São Carlos/sp, onde se fez o levantamento do histórico de precipitações da cidade ao longo dos anos, dimensionamento dos reservatórios, tubulações, filtros, sistemas de bombeamento e demais componentes constituintes do sistema. No final, pode-se determinar o investimento necessário para a implantação e analisar sua viabilidade econômica, que mesmo tendo um payback de 10 anos, apresenta-se como um investimento de baixo risco e com rentabilidade muito acima do encontrado atualmente no mercadoItem PROJETO DE INSTALAÇÕES DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS VOLTADAS PARA O USO NA EDIFICAÇÃO(Unicep, 2019-12-21) OLIVEIRA, Fabricio Henrique de; MOTA, Igor de SouzaEsse trabalho teve com objetivo desenvolver um projeto para aproveitamento das águas pluviais. O projeto se dividiu em cinco etapas, sendo elas: Edificação utilizada no dimensionamento do sistema, dimensionamento do sistema, definições de projeto, componentes do sistema e analise de custo e economia gerada pelo sistema. Este sistema é composto pela área de captação, calhas e condutores horizontais e verticais, dispositivos de descarte de sólidos do sistema e o reservatório inferior para armazenar a água captada. Após a realizaçãodas fases do projeto, conclui-se que o mesmo apresenta custo elevado, porém os benefícios para a sociedade são relevantes, como a redução do do consumo de água em uma residência e o impacto das chuvas nas grandes cidades.Item ESTUDO COMPARATIVO DE DUAS SOLUÇÕES DE PILARES PARA EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS(Unicep, 2019-12-21) IAZOLI, Romildo Ruan de LimaO objetivo deste estudo é apresentar uma análise comparativa entre duas soluções de sistemas estruturais de pilares em um galpão industrial, os pilares em aço e pilares em concreto pré-moldado, levando-se em consideração as características estruturais de cada uma das tipologias analisadas, realizando uma viabilidade técnica e econômica para a solução estrutural. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado um amplo estudo bibliográfico das principais pesquisas acadêmicas e prescrições normativas brasileiras, baseando-se nos procedimentos de dimensionamento das normas especificas a partir dos critérios e requisitos prescritos na NBR 8800:2008 e NBR 6118:2014. Para o projeto de galpão industrial deste trabalho foi utilizado todo o seu sistema estrutural em aço, para a solução com pilares em aço, substituindo-se apenas os pilares pré-moldados para solução em pilares de concreto. O dimensionamento sera somente dos perfis da estrutura do galpão industrial, apresentado dados, desenhos, detalhamentos, resultados e análises, com a utilização de um programa educacional para determinação dos esforços, e métodos analítidos para determinação da capacidade resistente dos pilares. Após o dimensionamento e verificações de segurança de cada elemento da estrutura, foi realizado um levantamento orçamentário para as duas soluções do estudo e a utilização do pilar em pré-moldado mostrou-se com uma viabilidade econômica com maior atratividade. No entanto, este trabalho não tem o objetivo de generalizar os resultados apresentados, mas de auxiliar na escolha da estruturação de empreendimentos semelhantesItem ANÁLISE DE UM ESTACIONAMENTO DE UM POLO GERADOR DE TRÁFEGO(Unicep, 2019-12-21) OLIVEIRA, Allysson Bertholino Nunes deANÁLISE DE UM ESTACIONAMENTO DE UM POLO GERADOR DE TRÁFEGO A proposta desse trabalho é adequação de espaço físico de uma instituição, destarte aumentando o quantitativo de vagas. Para isso foi realizado um levantamento do quantativo de vagas no presente local na atualidade e uma pesquisa de publico que vai ao empreendimento para formulação do novo projeto. O novo projeto proposto adequará o estacionamento na norma de acessibilidade e aumentara as vagas dos demais modais. O desfecho é o aumento de 65 vagas de carro, 37 vagas PNE, 12 vagas de ônibus, 36 de van e redução de 86 vagas de moto.Item ESTUDO DA CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA E ESTRUTURAL DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR EM SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING(Unicep, 2019-12-21) PEREIRA, Carolina FloridoA grande quantidade de resíduos gerados na construção civil e o descarte incorreto destes materiais, tornam-se cada vez mais preocupantes, com a necessidade atual o atingir objetivos sustentáveis que venham a propiciar a redução da poluição ambiental e consumo racional dos materiais. Simultaneamente aos fatores ambientais, ainda faz-se necessário observar problemas de ordem social como o déficit habitacional, que por sua vez se pode ocasionar mais desigualdade social e maiores índices de pobreza. Nesse contexto, o Light Steel Framing (LSF) surge para contribuir na solução de ambos os problemas já que se trata de uma construção à seco, leve e rápida perante a outros métodos construtivos. Neste trabalho serão apresentados levantamentos e estudos sobre o Light Steel Framing; a análise estrutural e arquitetônica do sistema, incluindo seus subsistemas não estruturais; detalhamento dos processos de execução de uma residência unifamiliar; normas e técnicas a ser seguidas para obter um ótimo desempenho, com o intuito de servir como um manual. Com isso, concluímos com base nos estudos que este método mostrou-se economicamente viável, possuindo várias vantagens; fornece benéficos e evita impactos ambientais, além de promover à redução do déficit habitacional nacional.Item VIABILIDADE TÉCNICA DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS NA CIDADE DE SÃO CARLOS(Unicep, 2019-12-21) MASSONI, Vinicius PicharilloPrimeiramente foi feita uma revisão bibliográfica sobre os tipos de pavimentos e métodos dimensionais. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre a situação da cidade, como e o porquê ocorre inundações no centro da cidade de São Carlos. Foi demarcado a área crítica para a solução do problema e através dos métodos dimensionais foi traçado uma possível resolução do problema, calculado e apresentado os resultados, obtendo um possível sucesso na resolução do problemaItem ANALISE DE PATOLOGIAS EM VIA URBANA ARTERIAL DE SÃO CARLOS - SP(Unicep, 2019-12-21) SANTOS, Matheus Macedo dosNo trabalho apresenta-se vias urbanas com patologias em São Carlos que tem como causa: problemas no pavimento devido à má execução, gerando desconforto e insegurança aos usuários da via. O objetivo é identificar as causas e soluções para as patologias de pavimentos asfálticos onde será mostrado neste trabalho vários conectivos entre cada item para que no final fique evidente a causa das dificuldades em São Carlos e também uma resposta com a solução.Item DIAGNÓSTICO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO EM SÃO CARLOS - SP(Unicep, 2019-12-21) PEREIRA, Allison Henrique SaldanhaCada vez mais tem se comentado sobre reciclagem, sustentabilidade e meio ambiente, esses três afinal estão interligados. Além de falar sobre esses assuntos, é importante buscar meios de colocar em prática, ações que fazem a diferença, reciclando um determinado material, gerando mais sustentabilidade e melhorando o meio ambiente. Assim é na construção civil, um setor que gera muito resíduo sólido, sendo os principais argamassa, materiais cerâmicos e concreto, e que com a quantidade de resíduos gerados é possível realizar benfeitorias para todos, desde habitações a itens de uso pessoal, promovendo a partir de reciclagens, melhorias para a sociedade e o meio ambiente. Com uma análise realizada em um empreendimento de São Carlos – SP sobre a quantidade de resíduos gerados, haveria possibilidade de reutilização desses resíduos para fabricação de tijolos e contrução de habitações.Item MÉTODO CONSTRUTIVO EM WOOD FRAME PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL(Unicep, 2019-12-21) JESUS, Juliana Aparecida de; CASTRO, Talita Aparecida deA presente pesquisa trata de estudar e analisar o método construtivo Wood Frame na construção civil de interesse social, através de revisão bibliográfica existente e de material teórico obtido por pesquisas, assim foi realizado a descrição deste método construtivo e detalhamentos de execução industrializada. A tecnologia é um instrumento útil e importante para compreender como ocorre este processo de inovação na indústria da construção civil. É neste contexto que é possível destacar o sistema Wood Frame, como solução que se adequa a demanda da construção para Habitação de Interesse Social por vários fatores, como qualidade, rapidez e sustentabilidade. Esse sistema é uma solução ainda nova no Brasil, apesar de ser destaque em outros países. A madeira é ambientalmente sustentável, sendo considerado um material de construção reciclável, renovável e biodegradável, além de ser um produto que usa menor energia para o seu processamento, devido as suas características e relativa abundância, podendo assim caracterizá-la como economicamente mais viável que a alvenaria convencional. Foi preparado um estudo de caso para contextualizar o emprego do sistema estrutural Wood Frame em um programa funcional especifico, ou seja, uma residência unifamiliar. O objetivo desta pesquisa é demonstrar as vantagens do emprego Wood Frame, levando em consideração que nos Estados Unidos 80% das residências são em Wood Frame.Item ESTUDO HIDROLÓGICO DA ÁREA DE INUNDAÇÃO NA REGIÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS: CÓRREGO DO GREGÓRIO(Unicep, 2019-12-21) SANTOS, Jhonata Soares dosAs cidades brasileiras estão em constante crescimento nas últimas décadas, na grande maioria de forma desordenada, sem planejamento e sem prever consequências causadas pela má ocupação. Com a necessidade do abastecimento e falta de tecnologia para o transporte da água resultou no aumento da população as margens dos rios. Entretanto essa proximidade traz problemas para os moradores, a ocupação do solo as margens dos rios dificulta a infiltração no solo, obrigando o escoamento e acúmulo por longos trechos, somado ao aumento da poluição nas cidades, com resíduos sólidos sendo carregados até ao corpo d’água, estes obstruindo tubulações e impedindo o caminho da água, resultado final de tudo isso é a inundação do córrego, subindo o nível e atingindo imóveis localizados nas cotas mais baixas. Na cidade de São Carlos o cenário não é diferente, caraterizada por ter uma topografia bastante acidentada, faz com que as chuvas escoem para pontos específicos gerando grandes vazões a serem coletadas pelo sistema de drenagem. O Mercado Municipal tem exatamente essa característica, pois recebe o escoamento de grandes regiões da cidade, o que gera um acúmulo bastante significativo da água no ponto mais baixo, localizado exatamente na praça do mercado, com a necessidade de escoamento a água sobe, atingindo o comércio local. Com o escoamento de grandes trechos outro ponto a ser levantado é o transporte de resíduos sólidos pelas enxurradas, agravando ainda mais o problema.Item ANÁLISE EM INTERSEÇÕES DE TRÁFEGO NA AVENIDA MIGUEL PETRONI SÃO CARLOS-SP(Unicep, 2019-12-21) PINHEIRO, Ivan DuarteEste trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o objetivo de solucionar os conflitos do trânsito nos centros urbanos tornou-se um dos maiores desafios para a engenharia de tráfego nos últimos tempos. O crescimento constante da frota de veículos nas vias urbanas requer políticas voltadas ao planejamento urbano de qualidade que supram as atuais e futuras necessidades da população. Analisando o município de São Carlos /SP, a magnitude do crescimento da frota veicular nos últimos anos é claramente perceptível em muitas vias e locais da cidade, expondo os problemas urbanos de infraestrutura devido a falta de planejamento ou ações ao decorrer do tempo. O presente estudo consiste na procura de alternativas que melhorem o fluxo de veículos e a segurança aos usuários em uma interseção semafórica localizada na região central da cidade entre a Avenida Miguel Petroni. Por ser uma das principais vias de acesso ao centro, shopping, universidade e a outros bairros, o trânsito nesse trecho apresenta períodos de saturação e inconveniência aos usuários. No final deste estudo será proposto um projeto com recomendações de melhorias identificadas por métodos qualitativos e quantitativosItem UTILIZANDO A METODOLOGIA AHP – ANALYTIC HIERARCHY PROCESS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO FORNECEDOR PARA CONSTRUÇÃO DE UM GALPÃO INDUSTRIAL(Unicep, 2019-12-21) MATIOLI, Daniel Francisco; CORELIANO, Gustavo HenriqueAtualmente os métodos, as técnicas e as ferramentas para o auxílio na tomada de decisões, no caso faz as melhores escolhas vêm sendo cada vez mais reconhecidos pelas organizações. Em busca de uma sistemática, da organização do trabalho, da competitividade organizacional, das vantagens de mercado, da geração de valor, o gerenciamento de critérios necessários para o melhor atendimento possível, a atender suas necessidades presente se faz necessário, assim como a aplicação de ferramentas e técnicas que auxiliem na gestão estratégica dos mesmos. Este trabalho vem discutir e apresentar a aplicação prática do método AHP – Analítica Hierarchy Process, apitando assim na escolha de um fornecedor para a construção de um barracão de uma empresa multinacional de bens de consumo. O método utilizado é o estudo de caso único com caráter qualitativo, com propósito exploratório e de natureza aplicada. A unidade de análise desta pesquisa será o desenvolvimento de uma matriz para a contratação de um fornecedor que atende as necessidades de forma mais vantajosa. Ao final, obteve-se um método rápido para definição de critérios e prioridades que podem ser empregadas na contratação do fornecedor para a construção do barracão da empresa estudada.Item A UTLIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM REFORÇOS DE ESTRUTURAS DE CONCRETO(Unicep, 2019-12-21) MINETTO, Caio ViniciusO reforço em estruturas de concreto é uma pratica que sempre se fez necessária, devido a degradação da estrutura com o passar dos anos, erro de projeto, erro de execução, a mudança da utilização da estrutura acrescentando mais cargas do que foi previsto no projeto, etc. O modo tradicional de reforço seja ele utilizando vigas de aço parafusada ou soldada, ou vigas de concreto, entre outros é eficaz porém exige um alto tempo de execução e muitos recursos. Este trabalho tem como objetivo demonstrar as vantagens de realizar o reforço utilizando materiais compósitos, com base em amplo estudo bibliográfico, em que, vários trabalhos teóricos e experimentais comprovam a eficiência da utilização de fibras de carbono como reforço estrutural de elementos de concreto armado. Como objetivo específico, pretende-se avaliar o comportamento do compósito em relação a aderência à superfície de concreto, descrito em vários trabalhos e pesquisar as diversas formas de aplicação do material na superfície da estrutura existente. Os resultados demonstraram a eficiência do matéria como reforço estrutural mas indicou algumas desvantagens como o comportamento associado a baixa ductilidade da composição, propiciando uma ruptura brusca do conjunto estrutural com manta de fibra de carbono.Item ANÁLISE DO BALANÇO ENGERGÉTICO DE UMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL NA CIDADE DE SÃO CARLOS(Unicep, 2019-12-21) ARAUJO, Ana Carolina Hidalgo; VIVEIROS, LeonardoEste trabalho visa analisar como alterações simples no envelope construtivo de edificações podem tornar uma construção mais eficiente termica e energéticamente. Para isso, foi realizado um estudo de caso para o projeto de uma edificação comercial na cidade de São Carlos, cujas modificações feitas se basearam nas estratégias de condicionamento térmico especificadas na norma NBR 15220 para a zona bioclimática do local em questão. A partir de tais dados, foram elaboradas planilhas no excel que pudessem simular a carga térmica da edificação em questão para quatro situações: situação original e situação alterada para as estações de inverno e verão. A partir dessas análises foi possivel quantificar a diminuição da carga térmica da edificação para as duas estações observadas. Com isso foi possível comprovar a eficiencia em alterações projetuais simples e de baixo custo no que diz respeito à eficiencia térmica e energética de uma edificação, diminuindo-se significativamente a necessidade de aparelhos de climatização artificial na construção.Item BARRAGENS DE TERRA: CARACTERÍSTICAS E CONSTRUÇÃO(Unicep, 2019-12-21) CAXA, Amanda Francielle MatosItem ESTUDO DE VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DE DECANTADORES CONVENCIONAIS POR DECANTADORES DE ALTA TAXA(Unicep, 2019-12-21) CARNEIRO, Natthalia Ferraz; ROSSALES, Nayara Fernandes BrangioniPara garantir a qualidade da água fornecida para os moradores da cidade de São Carlos-SP e adequá-la aos níveis de potabilidade exigidos por norma, a água passa por um processo de tratamento que se divide em várias etapas, sendo elas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de PH. Dentre os processos de tratamento de água em São Carlos, a etapa que mais demanda tempo é a de decantação, que de acordo com o SAAE, leva em torno de 2 a 3 horas para que os flocos formados no processo da floculação sedimentem quase que totalmente. A partir de dados levantados e informações colhidas, foi efetuado um estudo de viabilidade afim de substituirmos os decantadores existentes atualmente na ETA, que são do tipo convencionais, por decantadores de alta taxa, afim de diminuirmos o tempo do tratamento de água caso haja um aumento populacional, tendo em vista que não será possível a construção de mais decantadores convencionais, pois os mesmos ocupam grande área e a ETA estudada é edificada no centro da cidade e não há possibilidade ser ampliada.Item ANÁLISE, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE UMA COBERTURA PÊNSIL COMPOSTA POR CABOS LIVREMENTE SUSPENSOS(Unicep, 2019-12-21) OPINI, Matheus; GLAVOCIC, Pedro Anibal de Almeida PradoO uso de estruturas pênseis remonta à antiguidade. O ser humano, desde os primórdios, em decorrência de uma necessidade básica, busca abrigo e proteção. A utilização deste tipo de estrutura, seja em decorrência da necessidade ou arquitetônicos, foi caindo em desuso com o avanço tecnológico e descoberta de outos métodos estruturais/construtivos. Na execução deste trabalho, vislumbrou-se, como fim tangível, a concepção arquitetônica, cálculo e instrução executiva de um edifício elaborado com cobertura pênsil. Contrapondo os contras desse tipo de estrutura este trabalho visa a concepção e execução de uma estrutura com fins comerciais, mantendo o apelo arquitetônico, utilizando um método capaz de vencer grandes vãos com um reduzido consumo de material.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »