TCCs - Engenharia Civil
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Item A APLICABILIDADE DO MÉTODO PDCA E A RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE(Unicep, 2021-12-21) PADOVANI, Bruno; NASCIMENTO, Stefani Mireli doCom o mercado cada vez mais competitivo e inflacionado, principalmente no ramo da construção civil, muitas empresas acabam focando somente na produtividade em grande escala, deixando assim a qualidade dos processos de lado e muitas vezes sem que percebam, acabam obtendo prejuízos por desperdícios, por exemplo. Sendo assim, a proposta deste estudo é mostrar a importância da aplicabilidade do método PDCA, que tem como objetivo, avaliar a diligência das empresas de construção civil e solucionar problemas, para que a qualidade e produtividade caminham lado a lado, obtendo assim, satisfação do cliente e o sucesso, destaque e sobrevivência da construtora no mercado. Com isso, através de estudos e pesquisas bibliográficas, foi realizado o levantamento de análises analíticas de dados de duas empresas, em que ocorreu a implantação do método descrito. A partir disso, foi possível analisar a eficácia do método PCDA, para as respectivas empresas, para que assim, cada vez mais este método possa ser aplicado no mercado da construção civil e atinja uma melhora significativa no cenário atualItem A IMPORTÂNCIA DE UM BOM QC DURANTE A ETAPA DE CONSTRUÇÃO(Unicep, 2021-12-21) SONEGO, Marlon de AraujoSó quem constrói sabe o quanto é difícil a variação de preços e a insegurança na hora de realizar uma compra de insumos e material. Quem atua na área de compras, precisa saber lidar com a variação de preços, porém com a utilização de ferramentas para auxiliar e gerenciar essas ações e o conhecimento da cadeia de distribuição, é possível conseguir uma boa resposta, mantendo segurança e qualidade, sem abrir mão de fundos ou tempo através das ferramentas de gerenciamento.Item A NECESSIDADE DA CONFORMIZAÇÃO DE ORÇAMENTOS E PLANEJAMENTOS(Unicep, 2021-12-21) SILVA, Celso Gomes daTem como objetivo este trabalho demonstrar como duas ferramentas fundamentais na área da construção civil, a orçamentação e o planejamento devem trabalhar juntas e como uma conformiza a outra, buscando a melhor harmoniozação entre elas, dessa maneira esse trabalho decorrerá sobre suas estratégias e junções, demonstrando métodos e exemplos que poderão auxiliar o profissional na sua análise. Com as pesquisas feitas foi possível analisar essa necessidade de harmoniozar, visando um planejamento bem estruturado para que o orçamento saia como previsto. Podendo assim saber o quão importante é que estes processos ocorram da melhor forma e como um afeta o outro diretamente e indiretamente.Item A UTLIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM REFORÇOS DE ESTRUTURAS DE CONCRETO(Unicep, 2019-12-21) MINETTO, Caio ViniciusO reforço em estruturas de concreto é uma pratica que sempre se fez necessária, devido a degradação da estrutura com o passar dos anos, erro de projeto, erro de execução, a mudança da utilização da estrutura acrescentando mais cargas do que foi previsto no projeto, etc. O modo tradicional de reforço seja ele utilizando vigas de aço parafusada ou soldada, ou vigas de concreto, entre outros é eficaz porém exige um alto tempo de execução e muitos recursos. Este trabalho tem como objetivo demonstrar as vantagens de realizar o reforço utilizando materiais compósitos, com base em amplo estudo bibliográfico, em que, vários trabalhos teóricos e experimentais comprovam a eficiência da utilização de fibras de carbono como reforço estrutural de elementos de concreto armado. Como objetivo específico, pretende-se avaliar o comportamento do compósito em relação a aderência à superfície de concreto, descrito em vários trabalhos e pesquisar as diversas formas de aplicação do material na superfície da estrutura existente. Os resultados demonstraram a eficiência do matéria como reforço estrutural mas indicou algumas desvantagens como o comportamento associado a baixa ductilidade da composição, propiciando uma ruptura brusca do conjunto estrutural com manta de fibra de carbono.Item ALTERNATIVAS DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E REÚSO DE ÁGUAS CINZAS EM RESIDÊNCIAS(Unicep, 2021-12-21) NAZÁRIO, MarcosO crescimento da população mundial somado ao crescimento das indústrias tem aumentado excessivamente a demanda de água potável no planeta. A grande necessidade de suprir a escassez de água no mundo tem levado profissionais da área de saneamento, recursos hídricos e meio ambiente ao estudo de novas técnicas, projetos e implementações. Com essa finalidade o reúso de água vem a ser uma alternativa possível de econômica, viável e prática para ajudar na escassez hídrica, para diminuir a utilização de recursos hídricos naturais e proporcionar um gerenciamento melhor da água utilizada, nesse sentido o presente trabalho vem apresentar possibilidades de conservação, reúso e reciclagem da água não potável em edificações e a importância da utilização adequada dessas técnicas de gerenciamento da água. Assim, algumas possibilidades de alternativas de reúso são apresentadas para ajudar no processo de sustentabilidade, mesmo em fases experimentais. Busca-se refletir a importância de que medidas legais possam ser implementadas e normas específicas devam ser elaboradas para a temática do reúso de água.Item ANÁLISE COMPARATIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA NA REALIZAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO DE HABITAÇÃO(Unicep, 2021-12-21) CASTILHO, Alexandre AmbrogiA demanda habitacional gerada pelo programa MCMV do governo federal tornou o mercado da construção civil mais competitivo, e assim, as construtoras necessitaram buscar por métodos construtivos mais eficientes. O presente trabalho tem por objetivo avaliar qual tipo de processo construtivo tem a maior viabilidade e rentabilidade para a construção de um empreendimento imobiliário popular com enfoque na região de São Carlos. Este estudo apresenta dois dos sistemas construtivos mais utilizados por construtoras de conjuntos habitacionais de grande escala, sendo eles, parede de concreto e alvenaria estrutural com blocos de concreto, demonstrando as características e os custos de cada sistema, destacando os fatores principais que tornam o sistema construtivo de parede de concreto mais viável. Portanto, sobre o sistema parede de concreto, conclui-se que, as construtoras que têm uma engenharia financeira embasada em financiamento de apoio à produção com o custo de obra equacionado pelos recursos bancários têm grande vantagem em relação às construtoras que fazem financiamento direto e dependem das parcelas pagas pelos compradores para equacionar seu fluxo de caixa.Item ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS SISTEMAS CONSTRUTIVOS ALVENARIA ESTRUTURAL E CONCRETO ARMADO PARA EXECUÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS POPULARES(Unicep, 2020-12-21) JOAQUIM, Andrey ViniciusDevido ao crescente desenvolvimento do mercado imobiliário, bem como da construção civil, há a necessidade de melhoria e modernização do processo de construção visando a maior qualidade do produto final, o menor desperdício de materiais e mão de obra, juntamente com a rapidez na execução e com baixo investimento. O presente trabalho visa analisar e comparar de forma simplificada os sistemas construtivos de alvenaria estrutural e concreto armado no quesito qualidade, viabilidade econômica e tempo de execução para unidades habitacionais populares. Dessa forma, é apresentado os materiais, custos de materiais, efetivo de mão de obra, custo de mão de obra, prazo e qualidade. O objetivo desse trabalho é, através dos dados levantados, apontar vantagens e desvantagens, peculiaridades e diferenças entres os métodos construtivos estudados.Item ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS BIM EM ESCRITÓRIOS DE PROJETOS ESTRUTURAIS: ESTUDO DE CASO EM SÃO CARLOS/SP(Unicep, 2021-12-21) BORIN, Daniel Henrique CarbinattoVisando compreender a aplicação das ferramentas do sistema BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção) nos projetos de infraestrutura dentro de escritórios de contrução civil, foi realizado um estudo de caso com escritórios da cidade de São Carlos/SP. O projeto foi desenvolvido com a colaboração de três escritórios de projeto de estruturas que responderam a um formulário que possibilitou o levantamento de dados sobre como o sistema BIM é utilizado desde sua fase de concepção e desenvolvimento até a parte de contrução da logística e parte da manutenção. Essa pesquisa quantitativa, foi analisada e transformada em gráficos para a maior compreensão de como e em qual etapa das obras esse sistema é escolhido e o conhecimento das empresas sobre o Bim e suas ferramentas. Com esse estudo, foi possível analisar que o sistema BIM é utilizado em sua maioria nas estapas: de procedimentos básicos e implementação de projeto e que o conhecimento das empresas está em nível pré - BIM (prática tradicional)Item ANÁLISE DE DESVIOS COMPORTAMENTAIS COM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL(Unicep, 2021-12-21) LARANJO, Gabriel SilvaCom um expressivo número de acidentes de trabalho na indústria da construção civil, as empresas do segmento tem observado que a segurança do trabalho precisam ser critérios avaliativos em seus indicadores e resultados e que os altos números de acidentes e incidentes causam impactos financeiros diretos e indiretos, em custos com impostos, atraso na entrega das obras, dificuldade na atração de novos profissionais e clientes que observam com negatividade empesas que tiveram acidentes de alta gravidade, quando essas notícias circulam nos canais de comunicação. Esta pesquisa buscou a apresentação dos dados e de como os indicadores proativos podem e devem ser analisados, organizados e melhorados continuamente, buscando a participação de todos os trabalhadores, que estão expostos ou não aos riscos de alto potencial, para redução dos acidentes com foco no controle e análise comportamental. As práticas de segurança e saúde do trabalho com foco no desvio e análise comportamental quando bem aplicadas nos canteiros de obra, resultam em ótimos benefícios, como a redução da taxa de frequência e coeficiente de gravidade, redução de despesas, aumento da lucratividade, redução de perdas, como apresentado na pesquisa com as empresas envolvidas, que tiveram essa melhora após implantação consolidada de esforços proativos.Item ANALISE DE PATOLOGIAS EM VIA URBANA ARTERIAL DE SÃO CARLOS - SP(Unicep, 2020-12-21) SANTOS, Mathes Macedo dosNo trabalho apresenta-se vias urbanas com patologias em São Carlos que tem como causa: problemas no pavimento devido à má execução, gerando desconforto e insegurança aos usuários da via. O objetivo é identificar as causas e soluções para as patologias de pavimentos asfálticos onde será mostrado neste trabalho vários conectivos entre cada item para que no final fique evidente a causa das dificuldades em São Carlos e também uma resposta com a solução.Item ANALISE DE PATOLOGIAS EM VIA URBANA ARTERIAL DE SÃO CARLOS - SP(Unicep, 2019-12-21) SANTOS, Matheus Macedo dosNo trabalho apresenta-se vias urbanas com patologias em São Carlos que tem como causa: problemas no pavimento devido à má execução, gerando desconforto e insegurança aos usuários da via. O objetivo é identificar as causas e soluções para as patologias de pavimentos asfálticos onde será mostrado neste trabalho vários conectivos entre cada item para que no final fique evidente a causa das dificuldades em São Carlos e também uma resposta com a solução.Item ANÁLISE DE PROJETO DE SANEAMENTO BÁSICO E A POSSIBILIDADE DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS BIM: ESTUDO DE CASO DE PORTO FELIZ/SP(Unicep, 2021-12-21) DECINA, Thiago Galvão Tiradentes; CUBERO, Luis FernandoOs mananciais de água são fundamentais para que possamos ter uma boa qualidade de vida. Por meio deles, conseguimos água para beber e utilizar nas nossas principais atividades diárias. Por servirem como fontes de água doce no Brasil, precisam ser preservados, já que esse bem é escasso e, apesar de renovável, corre o risco de acabar. No entanto, muitos deles se tornam poluídos, gerando impactos ambientais para todo o ecossistema daquele rio ou lago. Isso acontece em função de despejos de esgotos sem o devido tratamento, gerados pelas atividades humanas. A falta de investimentos em saneamento básico colocou o Brasil em uma situação crítica com relação a esse tema, com mais da metade do esgoto gerado pela população sem tratamento adequado. O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico que tem como objetivo acelerar o processo de purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada. A origem dessa água poluída (efluente) se dá através da rede de esgoto proveniente de residências, comércios e indústrias. As unidades de tratamento são conhecidas como ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde o efluente passa por vários tipos de tratamento. Levando em conta o cenário apresentado, tecnologias de modelagem como BIM (Building Information Modeling), quando aplicadas em ETEs, podem ser o diferencial para reverter o quadro atual do saneamento no paísItem ANÁLISE DE SISTEMAS ESTRUTURAIS E CONSTRUTIVOS EM MADEIRA LAMELAR COLADA - MLC E MADEIRA LAMELAR CRUZADA - CLT(Unicep, 2019-12-21) PAVANELLI, Ana Raquel; GOMES, Franciele Wedja da SilvaTendo em vista a crescente variedade de produtos oriundos da madeira a serem empregados na construção civil, destacamos neste trabalho a utilização e procura tanto da madeira lamelar cruzada ou cross laminated timber (CLT) quanto da madeira lamelada colada (MLC), visando ressaltar a sua proeminência e acrescentar aspectos construtivos e arquitetônicos, bem como diferenciar os dois tipos de sobreposições de madeiras. Neste estudo avaliou-se o comportamento e a utilização da CLT e da MLC, descrevendo as suas fabricações e ilustrando suas qualidades utilizando-se de edifícios em que as mesmas foram empregadas. Foi desenvolvida uma análise estrutural servindo como base o Estudo de Caso que tem como programa funcional um Espaço Multiuso, estruturalmente este projeto é definido por vigas e pilares em MCL e, painéis de fechamentos/vedos e lajes, no caso, em CLT.Item ANÁLISE DE UM ESTACIONAMENTO DE UM POLO GERADOR DE TRÁFEGO(Unicep, 2019-12-21) OLIVEIRA, Allysson Bertholino Nunes deANÁLISE DE UM ESTACIONAMENTO DE UM POLO GERADOR DE TRÁFEGO A proposta desse trabalho é adequação de espaço físico de uma instituição, destarte aumentando o quantitativo de vagas. Para isso foi realizado um levantamento do quantativo de vagas no presente local na atualidade e uma pesquisa de publico que vai ao empreendimento para formulação do novo projeto. O novo projeto proposto adequará o estacionamento na norma de acessibilidade e aumentara as vagas dos demais modais. O desfecho é o aumento de 65 vagas de carro, 37 vagas PNE, 12 vagas de ônibus, 36 de van e redução de 86 vagas de moto.Item ANÁLISE DO BALANÇO ENGERGÉTICO DE UMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL NA CIDADE DE SÃO CARLOS(Unicep, 2019-12-21) ARAUJO, Ana Carolina Hidalgo; VIVEIROS, LeonardoEste trabalho visa analisar como alterações simples no envelope construtivo de edificações podem tornar uma construção mais eficiente termica e energéticamente. Para isso, foi realizado um estudo de caso para o projeto de uma edificação comercial na cidade de São Carlos, cujas modificações feitas se basearam nas estratégias de condicionamento térmico especificadas na norma NBR 15220 para a zona bioclimática do local em questão. A partir de tais dados, foram elaboradas planilhas no excel que pudessem simular a carga térmica da edificação em questão para quatro situações: situação original e situação alterada para as estações de inverno e verão. A partir dessas análises foi possivel quantificar a diminuição da carga térmica da edificação para as duas estações observadas. Com isso foi possível comprovar a eficiencia em alterações projetuais simples e de baixo custo no que diz respeito à eficiencia térmica e energética de uma edificação, diminuindo-se significativamente a necessidade de aparelhos de climatização artificial na construção.Item ANÁLISE DO NÍVEL DE SERVIÇO DE INTERSEÇÃO DE RISCO: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO CARLOS - SP(Unicep, 2021-12-21) NORONHA, Guilherme Afonso deGraças ao crescimento acelerado de muitas cidades, em especial às médias e grandes, solucionar os conflitos do trânsito tornou-se um dos maiores desafios para a engenharia de tráfego nos últimos anos. O crescimento constante da quantidade de veículos nas vias urbanas requer estudos voltados ao planejamento urbano para auferir qualidade e segurança, de forma que supram as atuais e futuras necessidades da população. Desta forma, analisando o município de São Carlos / SP, o crescimento foi extremamente significativo, principalmente nas vias centrais da cidade, resultando assim na elevação dos congestionamentos, aumento nos tempos de viagem, crescimento nos índices de acidentes de trânsito, assim como outros impactos que acabam por comprometer a qualidade de vida e segurança da população. Com isso, o presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar o nível de serviço de uma interseção da cidade, assim como propor melhorias a ela. Para isso foi efetuado estudo de caso, coleta de dados no local e aplicados métodos propostos descritos no Projeto de Interseções do DNIT (2005), trazendo como situação atual, uma interseção com níveis de serviço tipo “D”, ou seja, de condição ruim e elevando a mesma para nível de excelência “A” com base nas medidas propostas e suas viabilidades: rótula moderna ou semáforos.Item ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE OBRAS: ESTUDO DE CASO, RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR SITUADA EM SÃO CARLOS(Unicep, 2021-12-21) GADOLFINI, Leonardo Cesar das DoresNa construção civil, para executar uma construção de uma residência é fundamental ter um planejamento de obra, para prever riscos e imprevistos no decorrer da construção. Apesar de ser muito importante utilizar os métodos de planejamento de obras, na maioria das construções de pequeno porte não é usual, com isso na maioria dos casos que não possuem planejamento, os prejuízos são notórios. Entendendo a necessidade da aplicação dos métodos de planejamento de obras, houve a oportunidade de aplicar na prática os conceitos de caminho crítico e gráfico de GANTT. Acompanhando frequentemente as etapas de execução da obra, foi possível observar imprevistos e quais foram os motivos deles acontecerem e também a melhor forma de sanar esses problemas. Com tudo, a aplicação dos métodos de planejamento foi muito eficiente para essa pesquisa, alcançando o resultado esperadoItem ANÁLISE EM INTERSEÇÕES DE TRÁFEGO NA AVENIDA MIGUEL PETRONI SÃO CARLOS-SP(Unicep, 2019-12-21) PINHEIRO, Ivan DuarteEste trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o objetivo de solucionar os conflitos do trânsito nos centros urbanos tornou-se um dos maiores desafios para a engenharia de tráfego nos últimos tempos. O crescimento constante da frota de veículos nas vias urbanas requer políticas voltadas ao planejamento urbano de qualidade que supram as atuais e futuras necessidades da população. Analisando o município de São Carlos /SP, a magnitude do crescimento da frota veicular nos últimos anos é claramente perceptível em muitas vias e locais da cidade, expondo os problemas urbanos de infraestrutura devido a falta de planejamento ou ações ao decorrer do tempo. O presente estudo consiste na procura de alternativas que melhorem o fluxo de veículos e a segurança aos usuários em uma interseção semafórica localizada na região central da cidade entre a Avenida Miguel Petroni. Por ser uma das principais vias de acesso ao centro, shopping, universidade e a outros bairros, o trânsito nesse trecho apresenta períodos de saturação e inconveniência aos usuários. No final deste estudo será proposto um projeto com recomendações de melhorias identificadas por métodos qualitativos e quantitativosItem ANÁLISE PARAMÉTRICA DA INFLUÊNCIA DA CLASSE DO CONCRETO, DA GEOMETRIA TRANSVERSAL E DA TAXA DE AÇO NA CAPACIDADE RESISTENTE DE ELEMENTOS EM CONCRETO ARMADO(Unicep, 2022-12-21) GERMANO, Nando MaiaAs estruturas de concreto armado estão presentes em praticamente todas as construções, mesmo que sejam constituídas por outro material em sua maior parte, pelo menos um dos elementos estruturais é em concreto armado. Considerando isso e a alta nos custos dos materiais de construção, é de extrema importância a sensibilidade do engenheiro no projeto em concreto armado quanto às variáveis de que ele depende, as quais são fundamentais para garantir um projeto eficiente. Assim o presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de análises paramétricas, a influência da resistência característica a compressão do concreto, a geometria da seção transversal e os carregamentos na capacidade resistente e na área de aço de pilares, vigas e lajes em concreto armado. A metodologia empregada foi a realização de análises paramétricas utilizando o Microsoft Office Excel. Foram analisados 38 casos para pilares, 43 casos para vigas e 41 casos para lajes maciças. Nos elementos submetidos predominantemente à flexão (lajes e vigas), a altura é o parâmetro que exerce mais influência no momento resistente e na área de aço. Por sua vez, a classe do concreto afetou pouco o momento resistente e a área de aço necessária. Além disso, a largura da viga mostrou certa sensibilidade no dimensionamento. Nas lajes, o engastamento dos bordos proporciona uma redução do momento positivo e da área de aço positiva, além de reduzir as deflexões da laje. Porém, ele acarreta em maior consumo de aço, visto que se faz necessária a armadura negativa. Logo, as vinculações devem ser avaliadas caso a caso. Quanto aos pilares, se o objetivo for diminuir a área de aço, há um limite até o qual aumentar o fck surte resultados. Por sua vez, se busca-se aumentar a capacidade resistente do pilar, deve-se trabalhar com concretos com maiores classes de resistência. Além disso, verificou-se que o comprimento destravado do pilar acarreta em significativas variações da área de aço de armadura longitudinal necessária.Item ANÁLISE PARAMÉTRICA DA INFLUÊNCIA DA CLASSE DO CONCRETO, DA GEOMETRIA TRANSVERSAL E DA TAXA DE AÇO NA CAPACIDADE RESISTENTE DE ELEMENTOS EM CONCRETO ARMADO(Unicep, 2021-12-21) GERMANO, Nando MaiaAs estruturas de concreto armado estão presentes em praticamente todas as construções, mesmo que sejam constituídas por outro material em sua maior parte, pelo menos um dos elementos estruturais é em concreto armado. Considerando isso e a alta nos custos dos materiais de construção, é de extrema importância a sensibilidade do engenheiro no projeto em concreto armado quanto às variáveis de que ele depende, as quais são fundamentais para garantir um projeto eficiente. Assim o presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de análises paramétricas, a influência da resistência característica a compressão do concreto, a geometria da seção transversal e os carregamentos na capacidade resistente e na área de aço de pilares, vigas e lajes em concreto armado. A metodologia empregada foi a realização de análises paramétricas utilizando o Microsoft Office Excel. Foram analisados 38 casos para pilares, 43 casos para vigas e 41 casos para lajes maciças. Nos elementos submetidos predominantemente à flexão (lajes e vigas), a altura é o parâmetro que exerce mais influência no momento resistente e na área de aço. Por sua vez, a classe do concreto afetou pouco o momento resistente e a área de aço necessária. Além disso, a largura da viga mostrou certa sensibilidade no dimensionamento. Nas lajes, o engastamento dos bordos proporciona uma redução do momento positivo e da área de aço positiva, além de reduzir as deflexões da laje. Porém, ele acarreta em maior consumo de aço, visto que se faz necessária a armadura negativa. Logo, as vinculações devem ser avaliadas caso a caso. Quanto aos pilares, se o objetivo for diminuir a área de aço, há um limite até o qual aumentar o fck surte resultados. Por sua vez, se busca-se aumentar a capacidade resistente do pilar, deve-se trabalhar com concretos com maiores classes de resistência. Além disso, verificou-se que o comprimento destravado do pilar acarreta em significativas variações da área de aço de armadura longitudinal necessária
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