TCCs - Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCCs - Pedagogia por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item AS CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O DESENVOLVIMENTO GERAL E AS EMOÇÕES DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS(Unicep, 2023-12-21) BEZERRA, LORENA AUGUSTO; Crescenti, Dra Eliane PortaloneEste trabalho teve por objetivo apresentar uma análise das concepções sobre o desenvolvimento geral e as emoções em crianças de 0 a 6 anos segundo Piaget, Vygotsky e Wallon. Buscou-se analisar essas teorias sobre desenvolvimento, investigar como as crianças aprendem a reconhecer e expressar emoções e explorar como ocorre o desenvolvimento emocional e cognitivo em crianças de 0 a 6 anos de acordo com essas três linhas teóricas a partir de uma revisão bibliográfica. Obteve-se como resultados encontrou-se: que o desenvolvimento emocional está ligado ao desenvolvimento cognitivo, à interação social e a interconexão entre os aspectos motores, afetivos e cognitivos; apresentam estágios ou fases que constituem o desenvolvimento ao longo da vida; cada teoria traz uma perspectiva única para a compressão desses processos; todas identificam a articulação entre os diferentes aspectos do desenvolvimento; as três linhas teóricas enfatizam a importância e influência do meio social e cultural no desenvolvimento; reconhecem que a criança tem um papel ativo em seu próprio desenvolvimento; são perspectivas únicas e destacam diferentes aspectos em relação ao entendimento sobre desenvolvimento infantil, papel da linguagem, desenvolvimento emocional e influência no meio social. Ao relacionar essas teorias com o contexto atual da educação por meio da BNCC, esta propõe que as aprendizagens escolares estejam alinhadas com o desenvolvimento de competências gerais, integrando-as ao ambiente pedagógico e aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Para promover o desenvolvimento da inteligência emocional, destacou-se algumas atividades que podem ser realizadas para trabalhar as emoções dentro do ambiente pedagógicoItem A MÚSICA E A INFÂNCIA(Unicep, 2023-12-21) CASARIN, MARIANNA MIRANDA; Machado, Dra Michele VarottoO presente trabalho tem como objetivo investigar como a música contribui para o desenvolvimento da linguagem da criança em seus cinco primeiros anos, trazendo consigo os benefícios que o contato com a música traz para a criança e as possibilidades práticas no ambiente escolar em parceria com o trabalho intencional do professor e da família. Para a elaboração deste artigo, realizou-se a pesquisa bibliográfica por meio de materiais já publicados, estabelecendo assim uma fundamentação teórica, tendo como resultado que a música contribui positivamente não apenas para o desenvolvimento da linguagem infantil, trazendo ainda benefícios para a formação integral das criançasItem PEDAGOGIA COM JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE(Unicep, 2023-12-21) MORESCHI, INGRIDY LOPES; Rebolho, Dra Ana Claudia FigueiredoOs jovens em privação de liberdade caracterizam-se como um público detentor de direitos e carente de garantias, acentuando, então, a importância da reinvindicação de melhores condições educacionais dentro do sistema prisional, uma vez que a educação opera a fim de libertar o indivíduo de forma que o incentiva a refletir, questionar e criticar, sendo assim indispensável o exercício ativo educacional dentro das instituições de privação de liberdade para a reinserção social. Este trabalho tem como objetivo expor a situação de jovens em privação de liberdade como um processo falho das múltiplas instituições da sociedade e como a educação pode impactar na vida do jovem, tanto na sua comparência quanto na sua ausência. Para isso, considerou-se a importância do cumprimento das propostas legislativas e como a não efetivação das mesmas possa afetar negativamente no processo educativo e social do jovem em privação de liberdade, analisando os desafios do trabalho do professor nas instituições prisionais e compreendendo como a educação pode colaborar com a reinserção social desses jovens ao ser um instrumento que possibilita visualizar novas concepções. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a utilização de materiais já publicados, a fim de aprofundar as concepções do assunto. Ao final do trabalho é possível assimilar o acúmulo de circunstâncias que resultaram na situação atual do jovem em privação de liberdade, interpretando os desafios do trabalho do professor, visualizando os déficits do cumprimento legislativo e conceber a educação como significativa na vida intelectual e social do jovem em privação de liberdadeItem LER, CONTAR, (RE)CONTAR E ENCANTAR(Unicep, 2023-12-21) SILVA, THAINÁ CAROLINE DA; Machado, Dra Michele VarottoEste trabalho tem por objetivo destacar quais são as contribuições da Literatura Infantil e suas possibilidades para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade, além da construção do hábito da leitura. A partir disso, busca-se entender todo o contexto acerca da Literatura Infantil incluindo as Políticas Públicas, seguindo para a importância, relação com o desenvolvimento infantil e processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema estudado. Ao final do trabalho podemos notar os benefícios que a Literatura Infantil oportuniza para as aprendizagens, vivências e encantamentos ao longo da vida, destacando a relação entre Literatura e Leitura e como construir o hábito de futuros leitores.Item A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR(Unicep, 2023-12-21) RODRIGUES, GABRIELA BARBOSA; Rebolho, Dra. Ana Claudia FigueiredoDesde seu nascimento o ser humano é lançado em um determinado meio, no tempo, no espaço, em determinadas condições econômicas, sociais, políticas, religiosas, em um mundo preexistente, contendo todas as informações que foram construídas e acumuladas ao longo da existência da humanidade e que são encontradas nas relações interpessoais e intersubjetivas em que ele se envolve, seja na linguagem, nos pensamentos, nos objetos e desejos, nas relações humanas, nos vínculos emocionais, entre outros. O bullying sempre esteve presente nesse ambiente, gerado pelas pessoas, aparentemente, mais fortes, conhecidas como agressores, tendo a finalidade de utilizar os fracos, conhecidos como vítimas, maltratando-os, humilhando-os e intimidando-os como forma de diversão e afirmação de si perante um grupo. O bullying é algo interpessoal que pode gerar uma agressão, de caráter físico, simbólico, sexual ou psicológico. A gestão escolar e o corpo docente de uma instituição de ensino têm obrigação de buscar caminhos e ideias alternativas para a prevenção desse tipo de agressão, fortalecendo a convivência entre professores e alunos e destes com seus pares para que tenham uma relação harmônica, que, se caso algum aluno, acredite ou perceba estar sofrendo tal violência possa ter a confiança de recorrer aos seus professores ou mesmo à algum colega de classe e expor a situação e o corpo docente fazer seu devido papel, sem constrangimentos para a vítima, comunicando a gestão escolar para que a mesma possa entrar em contato com esses agressores, suas famílias e, assim, tomar as devidas providências e prevenir agressões futuras. O trabalho será realizado através de pesquisas bibliográficas e artigos científicos que abordam o tema “A importância da prevenção do bullying no ambiente escolar.”. Sendo assim, esse presente estudo tem como objetivo formas de esclarecer os diferentes tipos de bullying que existentes e elucidar através de metodologias para prevenção do bullying no ambiente escolar.Item A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL(Unicep, 2023-12-21) OLIVEIRA, LORENA DA SILVA; Rebolho, Dra Ana Claudia FigueiredoA transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I mostra- se um momento crítico para o desenvolvimento infantil, com isso a escola é responsável pois é onde caracteriza um importante espaço para o desenvolvimento de competências socias e cognitivas da criança. Transformações ocorrem em determinados momentos produzidas em seus diferentes modos de agir no mundo com as condições de socialização. A transição requer muita atenção para essas duas etapas importantes da Educação Básica, principalmente nas mudanças introduzidas que garantem a integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. É necessário designar estratégias de acolhimento e também de adaptação, não somente para as crianças, mas para os docentes obtendo continuidade no seu percurso educativo. Desde da Educação Infantil a criança participa de experiências diversas com objetos culturais em relações estabelecidas com familiares e professores, passando longos períodos em atividades de brincar bem intensas, inclusive promovendo atividades de conhecer os objetivos. Entre esses dois níveis de ensino, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I são reconhecidas como importante para propiciar as passagens dos períodos de transição da criança podendo favorecer uma passagem compromissada com o desenvolvimento de sua autonomia, com essa passagem implica que a criança carrega consigo marcas do seu desenvolvimento social e aprendizagens adquiridas na Pré- Escola servindo de base para novas aquisições. Ao ingressar no Ensino Fundamental I as crianças percebem a diferença do ambiente dentro da sala de aula, identificando que as salas são mais numerosas e que os espaços para atividades complementares exigem novas formas de acomodação como aprendizagens de regras e rotinas e limites reconhecendo seu espaço e suas próprias características. Essa transição torna um momento cheio de novidades sendo um processo desafiador para as crianças e um processo de aprendizado e descobertas, é um período com mudanças radicais e isso merece toda atenção dos pais e também de suportes por parte da escola a fim de garantir uma boa integração e dando continuidade do processo de ensino e aprendizagem, importante que as escolas capacitem os professores para que estejam preparados para apoiar os alunos e suas necessidades. É natural que as crianças sofram impactos causados pelas mudanças em sua rotina pois pra ela é tudo novo, ambientes diferentes, horários e até mesmo algumas obrigações que não estavam presente em sua realidadeItem A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA(Unicep, 2023-12-21) RODRIGUES, GEOVANA PEROCINI; Machado, Dra Michele VarottoO presente Trabalho tem como objetivo principal, compreender o processo de construção da relação professor-aluno ao longo das propostas educativas que permearam a Educação Brasileira. A partir deste foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, a qual utilizou materiais publicados, como livros e artigos sobre o tema. Com isso, foi possível notar que não há uma proposta atual de educação contemporânea concreta, isto porque as propostas que permeiam a trajetória escolar ainda estão calcadas em elementos que foram pensados e trazidos desde o século XVI. Tais atributos ajudam a evidenciar que a relação professor-aluno, por muitas vezes, fica entre o “adestrar” e o “protagonismo” discente, sem nenhum tipo de relação crítica e respeitosa. Por fim, para realizar essa educação é necessário apropriar-se de forma que aprimorem a relação professor-aluno, tornando esse laço real e consistentemente, pois só assim a educação une todos os lados para caminhar juntos para uma melhora.Item A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA(Unicep, 2023-12-21) SANTOS, NATANI CAROLINI CIPRIANO DOS; Machado, Dra Michele VarottoO presente artigo tem como objetivo abordar a construção da identidade da criança negra na Educação Infantil, trazendo como foco a forma como a representatividade pode interferir positivamente no seu desenvolvimento. E também pontua a forma como a educação antirracista ajuda a trabalhar a imagem do negro na sociedade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema do estudo. Ao fim deste trabalho é possível verificar a forma como a representatividade, focando na literatura infantil, pode beneficiar o trabalho dos professores para abordar esse tema em sala de aula, dando destaque para algumas literaturas infantis que trabalham a temática e que pode contribuir para a discussão sobre a representatividade na Educação Infantil.Item DESENVOLVIMENTO CEREBRAL(Unicep, 2023-12-21) LIMA, JANIELLY VASCONCELOS; Machado, Dra Michele VarottoO presente Trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o processo de aprendizagem e enfatizar a importância dos estímulos para potencializar o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Para isso, foi feita uma análise e entendimento de como ocorre a maturação cerebral, para que ao decorrer do mesmo, se faça uma conexão com o conhecimento adquirido na infância e por fim, estabelecer subsídios que influenciam nesse desenvolvimento. A partir desse, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que se beneficiou de livros e textos acerca do assunto, de forma que fossem encontradas as informações necessárias para a manutenção das ideias. Assim, como resultados finais foi possível notar a conexão do desenvolvimento cerebral com a aprendizagem da criança, de tal forma que se enfatizou também a importância dos estímulos na Educação Infantil para um desenvolvimento pleno do cérebro e desse indivíduo, propondo maneiras de se estimular o mesmo, positivamente.Item O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO(Unicep, 2023-12-21) SANTOS, GABRIELLE MARIA RIBEIRO DOS; Rebolho, Dra. Ana Claudia FigueiredoO presente estudo trata da importância do lúdico no universo infantil, considerando a necessidade de se buscar caminhos para a atuação docente, especificamente na primeira infância. Parte-se da premissa de que o processo de ensino e aprendizagem deve ser prazeroso para a criança. O objetivo geral do estudo é apontar formas de utilização do lúdico como ferramenta pedagógica. O método de procedimento escolhido é a pesquisa bibliográfica. Mediante a contribuição dos autores abordados, foi visto que desde o nascimento, as crianças estão inseridas em um contexto sociocultural, e os adultos, quando se tornam parceiros de seus jogos e brincadeiras, muitas vezes não se dão conta da importância de cada gesto, palavra e movimento das crianças nessas atividades. Portanto, o brincar é uma forma privilegiada de aprendizagem, pois é nesse ato que as crianças trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam. Foi possível observar a intrínseca relação entre os jogos e as fases de desenvolvimento infantil, o que pode ser de grande valia para o professor na ocasião da escolha dos jogos a serem utilizados no cotidiano escolar. A partir da consideração dessa relação e ainda utilizando os critérios apropriados, o professor terá subsídios suficientes para tornar as aulas mais produtivas e divertidas, tendo sempre em vista a maximização das potencialidades de desenvolvimento dos alunos, nos aspectos cognitivo, afetivo e social. Além disso, por sua natureza interativa, os jogos podem proporcionar momentos preciosos de maior aproximação entre professor e alunos, onde todos podem aprenderItem A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN(Unicep, 2023-12-21) MACHADO, LORENA LAROCCA; Pratta, Dr. Marco AntônioO presente artigo tem como finalidade apresentar ao leitor o que é a Síndrome de Down, quais suas características genéticas e físicas e qual o seu impacto no ensino e aprendizagem do indivíduo. Analisar como funciona o desenvolvimento da autonomia em crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, partindo da ideia de que o professor e a família têm um grande papel para que essa habilidade seja adquirida durante a primeira fase da infância. Apresentar os desafios que a criança e o docente podem se deparar ao longo desse processo e qual a importância para a vida em desenvolver a autonomia logo nas primeiras fases da Educação. Também será apresentado o papel importante que existe na interação entre a família e a instituição de ensino, e quais os métodos e estratégias de ensino que podem ajudar para que o indivíduo com Síndrome de Down consiga desenvolver sua autonomia de forma saudável e eficaz.Item A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL(Unicep, 2023-12-21) FONSECA, MARIA JULIA BERNARDO DA; Machado, Dra Michele VarottoO presente trabalho tem por objetivo destacar quais são as contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A partir disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema estudado. Ao final do trabalho podemos notar algumas possibilidades de brincadeiras e seus benefícios, como também a percepção que o lúdico permite que a criança aprenda o mundo e as atividades propostas de maneira prazerosa, significativa e divertidaItem O MARKETING DIGITAL COMO FACILITADOR NO EMPREENDEDORISMO PEDAGÓGICO NOS DIAS ATUAIS(Unicep, 2023-12-21) LIMA, BÁRBARA FERNANDES; Marconi, Dra Juliana Guedes dos SantosEste trabalho tem por objetivo conceituar o que é marketing digital, estabelecendo uma conexão com o empreendedorismo pedagógico, mostrando como o empreendimento pode ser potencializado com este recurso a fim de utilizar plataformas digitais como ferramenta para divulgação de seu empreendimento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, fundamentando teoricamente os objetos de estudo e a análise final com publicações semelhantes sobre o tema. Ao final do trabalho foi possível desmistificar como a utilização do marketing é um grande facilitador no empreendedorismo pedagógico nos dias atuais. Além disso, foi possível destacar casos de sucesso de pedagogos que atuam diretamente com o marketing como um contribuinte para a divulgação de seu trabalho.